Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Sul-mato-grossense revoluciona atendimento turístico com guia humanizado e faz sucesso na internet - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
OSM Entrevista

Sul-mato-grossense revoluciona atendimento turístico com guia humanizado e faz sucesso na internet

Com quase 40 mil seguidores, Maycon Portilho oferece experiências únicas aos turistas que vão a Bonito

Por Viviane Freitas | 3 setembro, 2021 - 12:23

Você já parou para pensar se está exercendo o que queria ser quando crescesse?  O sul-mato-grossense Maycon Portilho sim, e está mais do que feliz por exercer a profissão que sempre sonhou, a de guia de turismo. Revolucionando o mercado de atendimento turístico com o que podemos chamar de ‘guia humanizado’ ele tem feito muito sucesso dentro e fora das redes sociais.

A sua história com turismo começou muito cedo, afinal é o que ele respira desde que nasceu em Bonito – cidade e centro de ecoturismo no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul. E por viver em contato com a natureza desde pequeno, o ensinamento familiar foi essencial para que trilhasse o caminho do turismo. “Desde criança as prioridades de ensinamento dentro de casa sempre foram o respeito e cuidado em relação a natureza. E é o que eu prático até hoje”, explica ao OSM.

Mas como tudo em nossa vida tem um começo, na vida do guia turístico mais procurado de Bonito não foi diferente. Tudo começou em 2016, dois anos após concluir sua formação em guia de turismo. “Eu vivo o turismo, vi ele crescer e toda a sua evolução, então sempre pensei o que eu podia fazer além do que já é feito. E foi assim que eu saí do convencional e comecei a praticar o guia de turismo humanizado, criando experiências únicas e estabelecendo um vínculo com os visitantes”, explica.

E foi observando como era realizado o turismo tradicional que Maycon percebeu que poderia proporcionar aos turistas algo a mais do que somente um passeio, poderia proporcionar uma experiência única. “A paixão em fazer parte da histórias das pessoas sempre queimou em mim, mas não da forma convencional, a ideia sempre foi fazer parte de experiências que elas nunca mais esquecerão”, comenta o guia.

Acompanhando os clientes o dia todo, Maycon acaba participando de muitas histórias e desempenhando vários papéis. “Somos aspirantes a muitas profissões, mas psicólogo acaba se tornando a maior, porque ouvir o outro sobre sua vida e expectativas é um dos meus diferenciais. Quando se faz o que ama, você acaba não trabalhando, é muito gratificante”, conta.

Emocionado, o guia conta que um dos momentos mais marcantes nos últimos cinco anos de profissão, foi o atendimento realizado a uma idosa de 87 anos pouco tempo depois de perder os seus avós. “Nós fizemos um passeio de flutuação e ela estava com muito medo por nunca ter feito nada parecido, então ela fez o passeio inteiro segurando a minha mão com muita força, ao ponto de marcar. Quando finalizamos o passeio ela me deu um abraço e chorou, disse que depois dos filhos e netos o passeio foi a coisa mais linda que já viveu e então começou a chorar”, comenta o guia que precisou segurar a emoção.

– Quando o agradecimento é em forma de abraço, me emociona. São situações assim, nas quais aprendemos muito sobre as pessoas, que nos fazem crescer e ter a certeza de que estou no caminho certo – diz Maycon.


Quem acompanha as suas redes sociais, certamente já teve vontade de conhecer os milhares de lugares paradisíacos que são publicados por lá nos últimos meses. Isso, porque durante a pandemia, o guia encontrou na rede social a possibilidade de expandir ainda mais o seu trabalho.

“Foi uma alternativa de renda que me ajudou muito. Enquanto muitos destinos turísticos estavam parados, eu estava trabalhando todos os dias em busca de produção de conteúdo na esperança de dias melhores”, conta.

E foi na terceira plataforma mais utilizada na internet com 1.2 bilhão de usuários que  Maycon encontrou uma maneira de mostrar o seu trabalho. Hoje ele tem quase 40 mil seguidores no Instagram e chega a alcançar mais de 100 mil pessoas por mês.

“Nesse processo de conhecer pessoas, eu encontrei o Instagram. No início o intuito era somente uma forma de divulgação do trabalho, principalmente durante a pandemia, mas hoje, se tornou a minha principal fonte de renda. A felicidade extrema de ver o resultado do trabalho”, disse ao OSM.

E foi com a paixão em trabalhar com sonhos alheios alinhado com produção de conteúdo e um atendimento diferencial, de forma humanizada, que hoje ele consegue manter a sua renda acima do normal. “Eu acabo especializando todo o meu atendimento, desde a captação do visitante pela rede social até o direcionamento dos melhores passeios, hotéis e restaurantes. Enfim, acabo  fazendo todo o acompanhamento e me tornando o melhor amigo de alguém todos os dias”, explica.

E por isso, quando for a Bonito…

Confira as dicas do guia mais procurado em Bonito do que é imperdível no paraíso ecológico em Mato Grosso do Sul:

Abismo Anhumas

Localizado a 23km do centro de Bonito, o Abismo Anhumas é um lugar impressionante. Olhando de cima você não consegue imaginar o que espera você após a descida: a pequena fenda no chão abre espaço para a imensidão da caverna. Depois da descida, uma flutuação inesquecível com snorkel – ou um mergulho exclusivo para mergulhadores já certificados.

Nascente azul

O Atrativo fica a 29 km do centro de Bonito, sendo 22 km de asfalto e 7 km de terra. O passeio de flutuação é feito na Nascente do Rio Bonito, que por sua coloração turquesa leva o nome de Nascente Azul. A flutuação tem duração de 30 a 40 minutos o passeio é acompanhado por guia credenciado em grupos de até 10 visitantes por horário.

Rio da prata

O passeio inicia-se com uma agradável caminhada pela mata ciliar dos Rios Olho d’Água e Prata. Esta trilha interpretativa é protegida por uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural. O percurso passa por árvores centenárias, orquídeas e bromélias e é possível avistar diversas espécies de aves e muitos mamíferos como: quati, macaco prego, queixada, cotia, tamanduá, cateto.

Lagoa misteriosa

Localizado à 36 Km da cidade de Jardim-MS e à 50 Km de Bonito-MS no mesmo local que o Rio da Prata, o Passeio de Mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa é realizado com o instrutor que vai passar ao visitante todas as informações e procedimentos sobre a atividade. Para mergulhadores sem experiência na atividade de batismo, os equipamentos todos são controlados pelo instrutor e a profundidade máxima é de 8 metros.

Parque das cachoeiras
Localizado a 17 Km da cidade de Bonito-MS, o Parque das Cachoeiras, é um passeio de trilha com banho em cachoeiras que começa com um percurso de 1.800m. Ao longo da trilha existem 7 paradas para banho em cachoeiras e piscinas naturais do Rio Mimoso, uma das paradas é a Cachoeira da Carretilha que possui uma carretilha para saltar no rio. O visitante terá a oportunidade de desfrutar a vista das cachoeiras, a vegetação local, saltar de carretilha e de avistar algumas espécies de animais.

Rio sucuri

Localizado na Fazenda São Geraldo, aproximadamente 18km do centro de Bonito, o Passeio de Flutuação do Rio Sucuri é uma das tradicionais flutuações do município, e um dos principais atrativos turísticos da região, existe como atividade turística a mais de 27 anos.

Estância Mimosa

Depois de nadar no Rio Sucuri e curtir a natureza de uma forma tão especial, peguei meu carro e segui para o próximo passeio do dia: a Estância Mimosa, com direito a um dos melhores almoços da viagem.

Confira o seu trabalho clicando aqui.

Mais Notícias
Polícia

Homem é baleado na perna por motorista na Vila Carlota

19 abril, 2024

Educação

Deputado Beto Pereira destina recursos para instalação de ar-condicionado no Colégio Militar de Campo Grande

19 abril, 2024

Polícia

Homem de 24 anos é preso acusado de abusar da enteada de 8 anos

19 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções