Por João Paulo Ferreira | 6 julho, 2023 - 16:27
Um avião suspeito foi perseguido pela Força Aérea Brasileira (FAB) na última terça-feira (4), e posteriormente incendiado pelo piloto. O incidente ocorreu na cidade de Tuneiras do Oeste, no interior do estado do Paraná. Segundo informações da FAB, a aeronave de pequeno porte, modelo PA-28, adentrou o espaço aéreo sem autorização e plano de voo, o que levou à atuação imediata da corporação.
A FAB mobilizou três aviões de defesa aérea para a operação: o caça A-29, o Super Tucano e o avião radar E-99, que passaram a monitorar o avião suspeito. O piloto, então, realizou um pouso forçado em uma pista de terra e, em seguida, ateou fogo à aeronave. Antes da chegada da polícia, ele conseguiu fugir do local através de um canavial próximo.
O incidente ocorreu no âmbito da Operação Ágata Conjunta Sul, deflagrada em colaboração com a Polícia Federal (PF) e com o apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR). O objetivo dessa operação coordenada pelo Ministério da Defesa é realizar ações preventivas e repressivas nas fronteiras terrestres e marítimas, envolvendo órgãos de segurança e fiscalização estaduais e federais.
Até o momento desta quinta-feira (5) o suspeito responsável pelo avião não havia sido localizado. Enquanto isso, os destroços da aeronave foram preservados para análise pericial. As autoridades continuam empenhadas na investigação e nas buscas pelo piloto fugitivo.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções