Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Criadouro que exportava galos para rinha na Bolívia é fechado na Capital - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Polícia

Criadouro que exportava galos para rinha na Bolívia é fechado na Capital

Animais eram mantidos em local inadequado, com pouco espaço e sem luz solar

Por Viviane Freitas | 6 junho, 2022 - 11:59

Local onde funcionaria uma rinha de galos no bairro Jardim Colorado, em Campo Grande, foi denunciado ao 10º Batalhão, que acionou os Policiais Militares Ambientais de no último sábado (4), às 18h30, para atendimento da ocorrência. As equipes foram ao local e um homem de 47 anos identificou-se como proprietário. Ele afirmou que só criava os galos, os treinava e exportava para a Bolívia para uso em rinhas.

No local, os policiais encontraram várias esporas, biqueiras artificiais, tesouras cirúrgicas, gaiolas, seringas e remédios para tratamento dos ferimentos dos galos. Os animais eram mantidos em gaiolas de madeira e de ferro, algumas extremamente apertadas, especialmente as de madeira, com restrição de movimentos, privação de luz solar e circulação aérea inadequada, o que, por si só, caracteriza-se maus-tratos. Alguns animais apresentavam diversos ferimentos na crista e no peito, outros estavam mutilados, com as esporas cortadas.

Diversas esporas, tesouras cirúrgicas, gaiolas, seringas e medicamentos foram encontrados no local. Foto: Divulgação/PMA

Todo o material foi apreendido, além de 95 galos domésticos da espécie galo-índio (Gallus gallus domesticus). O infrator, residente no local, foi conduzido pelos Policiais Militares à delegacia de Polícia Civil na Capital e responderá por crime ambiental de maus-tratos à animais, com pena prevista de três meses a um ano de detenção. A PMA confeccionou auto de infração administrativo e aplicou multa de R$ 47.500 contra o infrator.

Os galos e as gaiolas ficaram sob responsabilidade do autuado como fiel depositário, devido à falta de local adequado para serem levados naquele momento. Assim que se consiga um local para a destinação, todo o material será recolhido. O fiel depositário precisa manter tudo como está, sob pena de prisão e nova autuação administrativa de multa ambiental.

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções