Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Dormindo em tábuas de madeira, trabalhadores explorados são resgatados de fazenda em MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Polícia

Dormindo em tábuas de madeira, trabalhadores explorados são resgatados de fazenda em MS

Fazendeiro terá que pagar R$ 26,4 mil aos trabalhadores, quantia equivalente a 20 salários mínimos

Por Viviane Freitas | 20 dezembro, 2023 - 9:56

Onze trabalhadores, incluindo dois cidadãos paraguaios e um indígena, foram resgatados de condições de exploração semelhantes à escravidão em uma fazenda localizada na região de Porto Murtinho, a 425 quilômetros de Campo Grande.

A descoberta das irregularidades ocorreu durante uma inspeção do trabalho realizada em 12 de dezembro pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A operação foi desencadeada por uma denúncia feita em novembro deste ano.

Os trabalhadores, contratados para a construção de cercas, foram obrigados a passar a noite em barracos de lona no meio da mata, sem instalações sanitárias e água potável. Dormiam em camas improvisadas com pedaços de madeira e não tinham acesso a fornecimento de energia elétrica.

Diante das irregularidades, o proprietário da fazenda concordou em firmar um acordo com o MPT-MS, comprometendo-se a pagar R$ 26,4 mil aos trabalhadores, equivalente a 20 salários mínimos.

A operação contou com o apoio do Grupamento de Policiamento Aéreo da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental (PMA) e a segurança da Polícia Institucional do Ministério Público da União (MPU).

Como resultado da ação, foram firmados três Termos de Ajuste de Conduta (TACs) entre os trabalhadores e o fazendeiro. Entre as obrigações assumidas pelo empregador, estão o registro prévio dos empregados, a abstenção de manter trabalhadores em condições desfavoráveis às normas de proteção do trabalho, o cumprimento das leis de segurança e saúde no trabalho rural, a garantia de exames médicos e fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos trabalhadores, e a manutenção de condições adequadas nos alojamentos e áreas de vivência, além de disponibilizar água potável nos locais de trabalho. O não cumprimento dessas cláusulas pode acarretar multas, com os valores revertidos para campanhas educativas e preventivas na área trabalhista.

Mais Notícias
Esportes

Naviraiense contrata técnico Douglas Ricardo para Série B Estadual

18 maio, 2024

Polícia

PRF apreende 247 kg de drogas em Ivinhema

18 maio, 2024

Dourados

Alan Guedes autoriza licitação para asfaltar Jardim Guaicurus em Dourados

18 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções