Policiais militares ambientais de Corumbá autuaram um homem de 55 anos por manter em cativeiro um animal silvestre da espécie macaco-prego (Sapajus libidinosus) sem autorização ambiental. A autuação deu-se, depois que os Policiais foram comunicados sobre a presença do animal, à rua Major Gama, no bairro Aeroporto, por uma funcionária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo.Segundo ela, crianças brincavam com o animal em frente a uma residência e, quando a funcionária afirmou que iria recolhê-lo, foi ameaçada pelo homem que se dizia proprietário do animal.
Além da ameaça do infrator, que afirmava que a agente ambiental sofreria graves consequências se recolhesse o macaco, uma vizinha do homem também a ameaçou, afirmando o seguinte: “aqui a gente resolve as coisas do nosso jeito, várias pessoas já morreram”.
A PMA foi ao local, apreendeu o animal e conduziu o infrator à delegacia de Polícia Civil da cidade e ele responderá por crime ambiental. Se condenado, poderá pegar pena de seis meses a um ano de detenção.
Além disso, contra o criminoso, que afirmou que havia pego o primata ainda filhote e o levado para casa, a equipe da PMA confeccionou um auto de infração e arbitrou multa administrativa no valor de R$ 500. O bicho será encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande.