Por Viviane Freitas | 3 agosto, 2023 - 9:03
No início de agosto, em alusão ao “Agosto Lilás”, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher, a DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) realizou uma Operação que resultou na prisão de 26 homens suspeitos de praticarem violência doméstica em todo o Estado.
Na Capital, 15 homens foram detidos, e outros 11 no interior, incluindo cidades como Ponta Porã, Três Lagoas, Bataguassu e Jardim, durante a segunda fase da Operação Bellatrix.
O nome “BELLATRIX” faz referência à terceira estrela mais brilhante da constelação de Orion e significa “guerreira” em latim. Essa fase da operação foi estendida aos municípios do Estado, e o resultado foi considerado exitoso pela delegada Elaine Benicasa, coordenadora da DEAM do interior, que destacou o esforço das mulheres corajosas que denunciam os crimes.
Além dessa ação específica, a DEAM trabalha constantemente em favor das mulheres e realiza prisões frequentes. Mais de 50 policiais estiveram envolvidos nas ações de combate à violência doméstica. A delegada Elaine Benicasa ressaltou que a dificuldade da polícia civil não está apenas no acolhimento das vítimas, mas em garantir que os autores da violência sejam punidos.
As denúncias abrangeram diversos casos, desde agressões físicas até verbais. A equipe da DEAM tem o compromisso de levar todas as informações em benefício da Lei Maria da Penha e incentivar as mulheres a se sentirem seguras para denunciar. A delegada reforçou o compromisso da DEAM em resolver 100% dos casos suspeitos, contribuindo para a prisão desses agressores.
Neste mês de agosto, o “Agosto Lilás”, a DEAM continuará intensificando suas ações de combate à violência contra a mulher, com o objetivo de promover a segurança e o enfrentamento dos casos de violência doméstica.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções