Por Viviane Freitas | 4 outubro, 2023 - 8:48
A maioria do mercado de cigarros em Mato Grosso do Sul é de origem contrabandeada, de acordo com o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade. Segundo os dados divulgados, 75% do comércio de cigarros no estado é ilegal. A pesquisa também revela que o contrabando de cigarros gerou um movimento de R$ 326 milhões em apenas um ano.
O coronel Wagner Ferreira da Silva, secretário executivo de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, explica que a localização geográfica do estado, que faz fronteira com o Paraguai e a Bolívia, torna mais fácil a atuação dos contrabandistas.
“As principais portas de entrada do contrabando estão em Mato Grosso do Sul e no Paraná. São locais onde as condições logísticas e geográficas favorecem a entrada desses produtos contrabandeados”, diz ele.
O estudo estima que a evasão fiscal no estado devido ao contrabando, considerando apenas o ICMS, tenha sido de R$ 94 milhões em 2022.
Diante desse cenário, o presidente do FNCP destaca a importância do debate tributário para combater o crime.
“É fundamental adotar medidas que afetem a demanda pelo cigarro contrabandeado, não se limitando apenas ao combate à oferta do produto ilegal. Para isso, a questão tributária é essencial e deve ser discutida”, enfatiza Edson Vismona.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções