Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Mulher se surpreende ao dar 'corda' para golpisa: 'Falei que não tinha pix e ele mandou boleto’ - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Polícia

Mulher se surpreende ao dar ‘corda’ para golpisa: ‘Falei que não tinha pix e ele mandou boleto’

Conversa acabou com o estelionatário bloqueado

Por Viviane Freitas | 17 março, 2022 - 12:46

A professora de Campo Grande, Luciebe da Costa, 56 anos, foi surpreendida ao dar ‘corda’ a golpista pelo whatsapp, na última terça-feira (16).  O golpista se passou pelo seu filho e dizia que o celular havia quebrado e estava comprando um de R$ 3,5. Mandou foto do suposto aparelho, pediu que ela fizesse pix ou transferência e falou que ressarciria a mãe no dia seguinte.

Por alguns segundos, Lua, como é chamada, acreditou que realmente o filho tivesse mudado o número do telefone e chegou a mandar áudio questionando a veracidade. No entanto, em seguida se lembrou de uma reportagem sobre golpes e ligou para o primogênito, que informou que não tinha feito nenhum alteração e que aquela mensagem era golpe.

Orientada pelo filho advogado, Lua passou a ‘dar corda’ para o golpista. “Falei para ele: filho, eu não tenho pix, esqueceu? Então, envia um boleto. E ele mandou um boleto”, conta Lua, que questionou sobre o destinatário do dinheiro estar em pessoa física e de outro estado, já que o telefone estaria sendo comprado em uma loja. “Ele disse que era do gerente da loja”, conta a professora.

O interlocutor pedia que ‘a mãe’ fizesse o pagamento e como ela disse que só quitaria “amanhã” “porque a internet estava ruim”, o criminoso não falou mais nada. Lua então o bloqueou.

“Depois que passa, que baixa a adrenalina, dá uma insegurança. Como que a pessoa sabe os nossos dados, nossos contatos, não sei de onde pegou. Fiquei com receio. A gente fica bem vulnerável”, desabafa a professora.

Orientações

Para evitar cair em golpes, você precisa ficar atento. Com cinco cuidados simples, você amplia sua proteção e pode matar a saudade dos seus amigos e familiares sem dores de cabeça. Confira:

1) Nunca compartilhe seu código de ativação de WhatsApp.

2) Ative a confirmação em duas etapas na sua conta do Whatsapp.

3) Desconfie de ligações de empresas se o atendente usar uma linguagem muito informal.

4) Não instale apps de terceiros.

5) Jamais compartilhe informações pessoais a pedido de ninguém pelo WhatsApp.

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções