Por Redação | 27 outubro, 2022 - 9:22
A Polícia Civil investiga mensagens xenofóbicas em um grupo de WhatsApp de um condomínio de luxo, em Dourados. Os prints da conversa fazem parte de inquérito policial, que também é investigado pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS).
“Nordestino só sabe vender rede e dormir a tarde inteira”, escreveu um morador do condomínio.
Além da fala xenofóbica, o morador do condomínio disse: “Quem for PT, sai do grupo”.
Os comentários xenofóbicos foram expostos por moradores do próprio condomínio. O Boletim de Ocorrência foi feito pelo promotor de Justiça João Linhares, que tomou ciência do fato ao receber os prints da mensagem com conteúdo ofensivo aos nordestinos.
O delegado Dermeval Inácio da Cruz Neto, que acompanha os casos, disse ao site g1 que a investigação está em sigilo e que tem como objetivo identificar os titulares das contas nas redes sociais onde foi publicada a frase com conteúdo criminoso.
“Foi registrado o crime de xenofobia. Este crime consiste na prática de incitar e praticar preconceito em razão de raça, etnia, religião e procedência nacional. Isso é crime passível de pena. Isso tem se acentuado durante este período eleitoral no Brasil”, detalhou o delegado do Departamento de Polícia do Interior, Lupérsio Degerone.
Segundo as informações do BO, o promotor não investiga apenas um caso. Logo após o resultado do primeiro turno das eleições, uma postagem, de cunho racista, foi feita por uma página, que se diz ser de “humor”, em Dourados.
No post, foi escrito: o “Nordeste merece voltar a carregar água em balde mesmo. Aí depois vem esse bando de ‘cabeça redonda de bagre’ procurar emprego nas cidades grande”.
22 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções