Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação PF apreende celulares de Bolsonaro e Michelle; Ex-presidente deve depor ainda nesta quarta-feira - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Brasil

PF apreende celulares de Bolsonaro e Michelle; Ex-presidente deve depor ainda nesta quarta-feira

Agentes da corporação cumpriram mandados de busca e apreensão na casa em que o ex-presidente mora

Por Redação | 3 maio, 2023 - 9:02

A Polícia Federal (PF) apreendeu os celulares do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro na manhã desta quarta-feira (3). As apreensões aconteceram durante a Operação Venire, que investiga fraude na inserção de dados de vacinação contra Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.

Agentes da PF foram até a casa de Bolsonaro para cumprir mandados de busca e apreensão. Segundo apurou a reportagem da Jovem Pan News, o ex-presidente Jair Bolsonaro está intimado a depor ainda nesta quarta-feira. Além disso, tanto Jair, quanto Michelle, se recusaram a informar as senhas para desbloqueio dos aparelhos.

De acordo com informações da PF, as autoridades apuram se os cartões de vacinação do ex-presidente, familiares e ajudantes foram adulterados para permitir a entrada do grupo nos Estados Unidos, mas ainda “sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a Covid-19”. As inserções falsas teriam ocorrido entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, segundo comunicou a PF.

Na operação, estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e outros seis de prisão preventiva. Até agora, há a confirmação da prisão do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, do policial militar Max Guilherme e do militar do Exército Sérgio Cordeiro, ambos seguranças pessoais do ex-presidente.

As primeiras informações mostram ainda que a PF cumpriu mandados no condomínio onde o ex-mandatário mora desde que retornou ao Brasil. As ações ocorrem dentro do inquérito policial que apura a atuação das chamadas “milícias digitais”, em tramitação perante o Supremo Tribunal Federal. Segundo a PF, as condutas investigadas podem configurar crimes como infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistema de informação e corrupção de menores.

Mais Notícias
Meio Ambiente

13º Drive-Thru da Reciclagem segue até amanhã em Campo Grande

22 novembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções