Por Viviane Freitas | 17 novembro, 2022 - 9:13
Policiais federais e equipes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) cumprem 32 mandados de busca e apreensão e um de prisão, na manhã desta quinta-feira (17), em Mato Grosso do Sul e outros cinco estados brasileiros. A ação, deflagrada por meio da “Operação Autoimune”, é resultado de investigações que revelaram esquema milionário envolvendo a importação e venda de medicamentos falsos.
Segundo a PF, na ocasião, várias caixas de medicamentos de origem argentina, contendo o princípio ativo “Neostigmina”, um estimulante muscular, foram apreendidas. A carga estava desacompanhada de documentação que comprovasse sua entrada regular no território nacional e tinha como destino empresa na cidade de Cuiabá (MT).
Inclusive, foi no estado vizinho que uma primeira fase da operação, chamada de “Miastenia”, foi deflagrada no mês de agosto. De lá para cá, a análise do material apreendido na operação possibilitou a polícia a identificar que o mercado paralelo de medicamentos estrangeiros contava com a participação de diversas empresas de fachada.
Além de MS, os mandados desta quinta estão sendo cumpridos no Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santos.
Autoimune
O nome da Operação deve-se ao emprego dos medicamentos importados no tratamento de diversas doenças autoimunes, ou seja, patologias nas quais o sistema imunológico ataca células saudáveis, levando ao desenvolvimento dos mais variados sintomas.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções