Por Viviane Freitas | 20 julho, 2023 - 10:40
Uma ação conjunta entre a Decat (Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), encontrou na Chácara das Mansões, em Campo Grande, cerca de 85 bezerros doentes e mortos, na terça-feira (18).
Conforme as investigações, na propriedade com aproximadamente 10 hectares, nenhum morador foi encontrado pelas equipes, apenas uma casa alvenaria abandonada.
Os 85 garrotes com no máximo 10 meses são das raças giro holandês e girolando. Eles apresentavam sinais de desnutrição e pneumonia, conforme um médico veterinário da Iagro constatou.
Nesta quarta-feira (19) um homem se apresentou como sendo o dono dos bezerros desnutritos e alguns até já mortos de fome.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Maércio Barbosa, o proprietário negou que estava deixando os animais passando fome ou qualquer situação de maus-tratos, conforme apontado pela própria investigação, e garantiu que alimenta com ração e suplemento de dois em dois dias, pois estão no período pré-engorda.
Na sua versão, explicou que comprou os bezerros de um cidadão identificado apenas pelo apelido de ‘Paraguaio’, sendo a aquisição feita em dois lotes: o primeiro com 56 e o segundo com 90 bezerros machos leiteiros. A raça é usada na indústria de laticínios e são inexpressivos por aqui e, por isso, chegam de outros lugares, como Paraná, Minas Gerais e Tocantins.
Por conta da viagem, os bezerros acabaram perdendo muito peso e até mesmo doente, o que é comum quando se faz um transporte de longa distância de carga viva. Na chácara, os policiais encontraram 146 animais, dos quais seis estavam mortos e um prestes a falecer por pneumonia e fome.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções