Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Polícia Federal desarticula grupo especializado em tráfico e lavagem de dinheiro em Ponta Porã - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Polícia

Polícia Federal desarticula grupo especializado em tráfico e lavagem de dinheiro em Ponta Porã

A mando da justiça, onze contas foram bloqueadas, carros e imóveis apreendidos

Por Viviane Freitas | 31 julho, 2023 - 9:28

Foto: Polícia Federal

Grupo criminoso especializada no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro é alvo da Operação Iporã, realizada pela Polícia Federal em Ponta Porã – cidade a 295 quilômetros de Campo Grande – na manhã desta segunda-feira (31). Em poucas horas de ação, os policiais apreenderam cédulas de dinheiro, nacionais e estrangeiras, além de veículos de luxo, armas e munições.

A forma de atuação do grupo criminoso na região de fronteira entre Brasil e Paraguai ainda não foi completamente divulgada, porém, para interromper suas atividades, a justiça decretou mandados de busca e apreensão no município sul-mato-grossense. Além disso, seis suspeitos, supostamente envolvidos no esquema de tráfico, foram obrigados a utilizar tornozeleiras eletrônicas.

A operação também determinou a apreensão de 16 veículos e seis imóveis, além do bloqueio do dinheiro existente em 11 contas bancárias pertencentes a pessoas físicas e jurídicas ligadas ao grupo. A polícia também suspendeu as atividades de quatro empresas que, segundo as investigações, eram usadas para lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.

O principal alvo da operação é um integrante de uma facção criminosa já condenado a mais de dez anos por tráfico de drogas, que se encontra foragido. A Polícia Federal revelou que o homem é procurado pela justiça paulista, mas tem vivido com identidade falsa em Ponta Porã há 15 anos. Ele foi capturado nesta segunda-feira.

Nas primeiras horas da busca, os policiais já apreenderam 15 mil reais em espécie – em cédulas nacionais e estrangeiras -, duas armas, munições, documentos e celulares.

O nome da operação faz referência ao apelido “bonitinho” no idioma Guarani, que era utilizado para se referir a um dos líderes do grupo criminoso investigado.

Mais Notícias
Meio Ambiente

13º Drive-Thru da Reciclagem segue até amanhã em Campo Grande

22 novembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções