Por Viviane Freitas | 31 julho, 2023 - 9:28
Grupo criminoso especializada no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro é alvo da Operação Iporã, realizada pela Polícia Federal em Ponta Porã – cidade a 295 quilômetros de Campo Grande – na manhã desta segunda-feira (31). Em poucas horas de ação, os policiais apreenderam cédulas de dinheiro, nacionais e estrangeiras, além de veículos de luxo, armas e munições.
A forma de atuação do grupo criminoso na região de fronteira entre Brasil e Paraguai ainda não foi completamente divulgada, porém, para interromper suas atividades, a justiça decretou mandados de busca e apreensão no município sul-mato-grossense. Além disso, seis suspeitos, supostamente envolvidos no esquema de tráfico, foram obrigados a utilizar tornozeleiras eletrônicas.
A operação também determinou a apreensão de 16 veículos e seis imóveis, além do bloqueio do dinheiro existente em 11 contas bancárias pertencentes a pessoas físicas e jurídicas ligadas ao grupo. A polícia também suspendeu as atividades de quatro empresas que, segundo as investigações, eram usadas para lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
O principal alvo da operação é um integrante de uma facção criminosa já condenado a mais de dez anos por tráfico de drogas, que se encontra foragido. A Polícia Federal revelou que o homem é procurado pela justiça paulista, mas tem vivido com identidade falsa em Ponta Porã há 15 anos. Ele foi capturado nesta segunda-feira.
Nas primeiras horas da busca, os policiais já apreenderam 15 mil reais em espécie – em cédulas nacionais e estrangeiras -, duas armas, munições, documentos e celulares.
O nome da operação faz referência ao apelido “bonitinho” no idioma Guarani, que era utilizado para se referir a um dos líderes do grupo criminoso investigado.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções