Por João Paulo Ferreira | 19 janeiro, 2023 - 16:29
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu, no domingo (15), um foragido investigado por tráfico internacional de drogas incluído na lista de difusão vermelha da Interpol. Fernando Luiz Doval Junior, que estava escondido em Orlando, nos Estados Unidos, desde o início do ano, foi encontrado em um restaurante de praia na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
De acordo com a polícia, o homem ainda não tem defesa constituída. Ele foi preso preventivamente por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. O voo que transporta o investigado para o RS chegou a Porto Alegre na noite desta segunda-feira (16).
O investigado foi preso por policiais à paisana, um com uma camiseta do Botafogo e outro com o uniforme do Flamengo. Veja o vídeo acima.
“Sabíamos a todo momento que era ação de alto risco. Avaliamos um momento pra ter o menor risco possível. Nossa equipe estava de forma discreta, justamente pra não chamar atenção. Conseguimos chegar ao lado dele, aí que ele foi perceber que era a polícia”, destaca o delegado Gabriel Borges, da 3ª Divisão de Investigações do Narcotráfico (DIN) do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc).
De acordo com Borges, o homem coordenava o esquema de distribuição de cocaína via aérea no RS. Além disso, o investigado seria traficante de armas de guerra, como metralhadoras capazes de derrubar aeronaves. Veja detalhes abaixo.
O grupo chefiado pelo homem é investigado desde 2021. Na ocasião, foram presas seis pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha investigada por transportar drogas do Paraguai para o RS.
Em abril de 2022, mais de 1,3 mil ordens judiciais foram cumpridas, com a prisão de 58 suspeitos de envolvimento com o esquema e a apreensão de mais de R$ 50 milhões em dinheiro e bens. A polícia encontrou, durante a operação, casas e carros de luxo, além de dinheiro escondido dentro de um urso de pelúcia.
CONFIRA O VÍDEO:
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções