Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Secretário de Obras de Terenos é preso em operação contra corrupção que investiga fraudes milionárias - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Justiça

Secretário de Obras de Terenos é preso em operação contra corrupção que investiga fraudes milionárias

Isaac Cardoso Bisneto foi detido em Campo Grande; Empresário também foi preso com arma irregular

Por João Paulo Ferreira | 13 agosto, 2024 - 15:10

Foto: Redes sociais

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura de Terenos, Isaac Cardoso Bisneto, foi preso na manhã desta terça-feira (13) durante a Operação Velatus, deflagrada pelo Ministério Público Estadual em conjunto com o GECOC (Grupo Especial de Combate à Corrupção) e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). A ação, que também resultou na prisão do empresário Hander Luiz Corrêa Grote Chaves, tem como foco a investigação de um esquema de fraude em licitações que teria desviado milhões em recursos públicos na cidade de Terenos.

Isaac Bisneto, que reside em Campo Grande e fazia o trajeto diário até Terenos, foi encontrado em seu apartamento na Capital. A operação cumpriu 15 mandados de busca e apreensão, sendo nove em Terenos, cinco em Campo Grande e um em Santa Fé do Sul (SP). A Justiça decretou a prisão preventiva do secretário, que é integrante da equipe do prefeito Henrique Wancura (PSDB), atualmente em seu primeiro mandato e cotado para disputar a reeleição.

Além de Isaac, o empresário Hander Luiz Corrêa Grote Chaves, dono da HG Empreiteira & Negócios, também foi preso. Durante o cumprimento de um mandado de busca, os agentes encontraram em posse do empresário um revólver calibre 22 com oito munições, registrado em nome de outra pessoa. Chaves foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil, onde pagou fiança de R$ 9.884,00 e foi liberado após seu pai apresentar a documentação de registro da arma.

A Operação Velatus tem como alvo um grupo de servidores municipais que, segundo as investigações, utilizava empresas de fachada para vencer licitações e desviar verbas públicas destinadas à execução de contratos. As fraudes envolviam o uso de CNPJs de empresas sem qualquer experiência ou capacidade técnica, configurando um esquema de corrupção sistêmica no município.

A reportagem tentou contato com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura de Terenos, bem como com o prefeito Henrique Wancura Budke (PSDB), para obter um posicionamento sobre as prisões, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para eventuais esclarecimentos.

Mais Notícias
Capital

Motociclista bate na traseira de picape e fica ferido na Bandeirantes

3 outubro, 2024

Clima

Inmet emite alerta de temporal para Campo Grande e 70 cidades de Mato Grosso do Sul

3 outubro, 2024

Polícia

PRF apreende 600 mil maços de cigarros contrabandeados e recupera caminhão roubado em Eldorado

3 outubro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções