Por João Paulo Ferreira | 1 agosto, 2023 - 13:00
No último domingo (30), a Polícia Militar Ambiental do Distrito Águas do Miranda realizou uma operação de fiscalização ambiental na rodovia MS 345, no município de Anastácio. Durante a ação, foi abordado um veículo Fiat Strada com dois ocupantes, e o que seria uma rotineira abordagem acabou revelando um crime grave contra a fauna aquática da região.
Na vistoria ao veículo, os policiais encontraram escondidos em duas bolsas térmicas, na carroceria do carro, um total de 26 kg de peixes. Entre as espécies apreendidas estavam 11 exemplares de pacu, sendo que seis deles estavam abaixo do tamanho permitido por lei. Além disso, havia 12 exemplares de piraputanga, um deles também abaixo do tamanho regulamentado, e três exemplares de piau três pintas.
Conforme informações fornecidas pela Polícia Militar Ambiental, o condutor do veículo alegou que havia praticado a pesca ilegal no rio Miranda no dia anterior. No entanto, a captura e transporte de peixes fora dos limites estabelecidos pela legislação é considerada pesca predatória e constitui um crime ambiental.
Diante dos fatos, o homem foi detido em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Anastácio para prestar esclarecimentos sobre a prática ilegal de pesca. Além da prisão, o infrator também foi autuado administrativamente em R$ 1220,00, como penalidade pela pesca predatória.
A pesca predatória é um crime que coloca em risco a preservação das espécies, prejudicando o ecossistema local e impactando diretamente na economia da região, que depende do turismo de pesca.
CONFIRA O VÍDEO:
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções