Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação VÍDEO: Polícia recolhe filhote de onça-parda em canavial - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Interior

VÍDEO: Polícia recolhe filhote de onça-parda em canavial

Orientação é que quem encontrar algum filhote se afaste do local pois os pais normalmente voltam em busca dos filhotes

Por João Paulo Ferreira | 10 março, 2020 - 18:05

Policiais Militares Ambientais de Costa Rica receberam nesta terça-feira (10) às 7h00 no quartel, de funcionários de uma usina sucroenergética, localizada no município de Paraíso das Águas e Chapadão do Sul, um filhote de onça-parda (Puma concolor) que estaria perdido da mãe em um canavial na madrugada de hoje (10). Durante trabalhos de colheita da cana-de-açúcar os funcionários encontraram o animal.

A PMA acredita que a onça mãe teria fugido em razão do barulho das máquinas, abandonando o filhote. Uma equipe encaminhará o filhote ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande. Este é o primeiro filhote encontrado neste ano. Em 2019 foram três filhotes, todos encontrados em canaviais.

CONFIRA O VÍDEO:

ORIENTAÇÃO SOBRE RECOLHIMENTO DE FILHOTES

A Polícia Militar Ambiental orienta aos funcionários das usinas, onde têm sido encontrados mais filhotes de animais, especialmente onças-pardas, e às pessoas que residem em áreas rurais, que antes de recolherem os filhotes aparentemente abandonados pelas mães, afastem-se do local, evitem quaisquer barulhos nas proximidades, pois os adultos normalmente voltam em busca dos filhotes, quando a situação de estresse cessa. Depois de algum tempo, a pessoa deve voltar e, caso o filhote ainda esteja no local, ou nas proximidades, e recolher o animal, em caso que não haja risco, ou acionar a PMA para que faça a captura e recolhimento do bicho.

Realizando o recolhimento direto do animal sem essa tentativa e avaliação da situação, há um prejuízo enorme, pois caso os adultos retornem e reencontrem o filhote, evita-se prejuízo ecológico da retirada do bicho da natureza, bem como os custos econômicos de tratamentos nos centros especializados até a reintrodução na natureza, isso quando é possível.

Mais Notícias
Esportes

Operário confirma permanência de Leocir Dall’Astra e divulga Comissão Técnica para 2025

22 novembro, 2024

Educação

Deputado propõe proibição do uso de celulares nas escolas de MS

22 novembro, 2024

Saúde

Prefeitura intensifica ações de saúde para prevenção ao diabetes em Dourados nesta sexta

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções