Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação VÍDEO: PRF e Polícia Civil prendem advogado, pecuarista e mais três em operação contra tráfico de drogas no MS
Destaques
Dourados

VÍDEO: PRF e Polícia Civil prendem advogado, pecuarista e mais três em operação contra tráfico de drogas no MS

Quadrilha foi desmantelada em Santa Rita do Pardo com apreensão de 2 toneladas de maconha

Por João Paulo Ferreira | 18 dezembro, 2024 - 9:52

Uma operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Setor de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil de Dourados resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão de 2.176 kg de maconha nesta segunda-feira (16), no município de Santa Rita do Pardo, em Mato Grosso do Sul. Entre os detidos estão um advogado, um pecuarista e um comerciante.

A operação, batizada de Rottweiler, investigava uma organização criminosa que trazia drogas da fronteira com o Paraguai, armazenava em um sítio no Assentamento Mutum, em Nova Alvorada do Sul, e realizava o transporte até o estado de São Paulo, além de rotas identificadas para Goiás e Mato Grosso.

Apreensão e prisões

A ação começou quando o helicóptero do Núcleo de Operações Aéreas da PRF localizou um caminhão escondido sob um bambuzal em meio a plantações de cana-de-açúcar no assentamento. Equipes terrestres se dirigiram ao local e abordaram dois suspeitos, que confirmaram que o veículo estava carregado com a droga e aguardava outro caminhão para o transbordo da carga.

Horas depois, outros três integrantes da quadrilha retornaram ao local em uma caminhonete Toyota Hilux e foram presos. Entre eles, um advogado alegou conhecer apenas o condutor do veículo, mas não forneceu outras informações.

Durante a operação, foram apreendidos:

  • Dois caminhões Mercedes-Benz, modelos L 1620 e 2213;
  • Uma caminhonete Ford F-250 cabine dupla;
  • Uma Toyota Hilux;
  • 2.176 kg de maconha e 62 kg de skunk;
  • R$ 15 mil em dinheiro.

Estrutura da quadrilha

De acordo com o delegado Erasmo Cubas, chefe do SIG de Dourados, as investigações duraram aproximadamente 12 meses e identificaram que o grupo utilizava empresas de fachada para encobrir os atos ilícitos. O inspetor Waldir Brasil, da PRF, destacou que a organização usava cães da raça Rottweiler como guardiões dos veículos e das drogas armazenadas.

Entre os presos estão:

  • Pai e filho, moradores de Dourados;
  • Um integrante natural de Ponta Porã;
  • Um motorista vindo de Nova Maringá (MT).

A rota do tráfico envolvia rodovias federais que conectavam o Paraguai, passando pelo Assentamento Mutum, até os estados de destino.

Os suspeitos, juntamente com os veículos e as drogas apreendidas, foram encaminhados para a Polícia Civil em Dourados. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos.

Confira o vídeo:

Mais Notícias
Cultura

Com Marina Peralta e O Bando do Velho Jack, Campão Cultural 2025 divulga atrações

18 dezembro, 2024

Meio Ambiente

VÍDEO: Onça-pintada ataca jacaré enquanto ele se come piranha no Pantanal

18 dezembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Piloto e passageiro são presos com 400 kg de cocaína em avião que saiu de MS

18 dezembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções