Por Viviane Freitas | 6 outubro, 2023 - 11:42
Na manhã desta sexta-feira (6), um residente da Chácara dos Poderes perturbou um gambá que estava amamentando seus filhotes, usando um galho. Além de causar estresse ao animal, o homem gravou a ação e a compartilhou em um grupo de Whatsapp. A Polícia Militar Ambiental (PMA) considera essa ação um crime ambiental.
No vídeo, é possível observar o homem inserindo o galho entre as patas do gambá, empurrando um dos filhotes que estava sendo amamentado e fazendo comentários insensíveis, como “grudou no mamá”. Durante toda a gravação, o animal demonstra visíveis sinais de estresse. O indivíduo que filmou o vídeo também mencionou que o gambá estava em um pé de manga na região.
Um membro do grupo, que preferiu não se identificar, denunciou o incidente. Ele relatou que não foi o primeiro caso de pessoas cometendo ou incentivando crimes ambientais na região. O leitor comentou: “No ano passado, havia uma anta machucada aqui na região e teve um ou dois comentando sobre como apreciavam comer carne de anta.”
A PMA informou ao Campo Grande News que enviou uma equipe à região nesta manhã para tentar localizar os animais e o autor do vídeo. Inicialmente, o caso se enquadra como maus-tratos, de acordo com a Lei Estadual nº 5.673, sujeito a multa que varia entre R$ 948,4 e R$ 9.484 mil por animal.
Em contato com o OSM o homem pediu desculpas e alegou não ter incomodado o animal por mal. “Eu alimento ela todos os dias, ela deu cria ontem e eu estava tentando ver quantos filhotes tinham ali. Não fiz por mal”, comenta.
Matéria atualizada às 16h29*
Homem grava vídeo 'atormentando' gambá amamentando e polícia procura por autor na Chácara dos Poderes pic.twitter.com/ByvBNN4CjH
— osulmatogrossense (@PortalOSM) October 6, 2023
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções