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Projeto Florestinha retoma trabalhos de Educação Ambiental e atende 260 alunos em Campo Grande

Reciclagem de papel, conservação do solo e ciclo da água são alguns dos temas abordados de forma educativa

Por João Paulo Ferreira | 4 março, 2020 - 15:00

Uma equipe do Projeto Florestinha da Capital atendeu nesta quarta-feira (4) pela manhã a 260 alunos da escola municipal Domingos Gonçalves Gomes, no bairro Jardim Colonial em Campo Grande. Os trabalhos seguiram a mesma metodologia da Educação Ambiental realizada pelo Projeto, que é executada em forma de oficinas didáticas. Além das oficinas normais, as crianças debateram e discutiram com os alunos sobre o “Projeto Quapivara”, de prevenção ao atropelamento de animais na Capital, de propositura do Ministério Público Estadual, com participação de diversos órgão da Prefeitura e do Governo do Estado. Outras escolas já estão agendadas em continuidade ao Projeto Quapivara e aos trabalhos rotineiros de Educação Ambiental do Florestinha.

As seguintes temáticas são as seguintes:

1. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

2. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.

3. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.

4.  Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.

5.  Casa da Energia – Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.

6. Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.

7. Oficina sobre conservação do solo, com palestra sobre solos e a importância da cobertura vegetal na proteção dos solos.

Ao final dos trabalhos são entregues aos professores folhetos patrocinados pela empresa MSGÁS, com os temas discutidos nas oficinas, para que eles deem continuidade às informações, por meio da Educação Ambiental formal. A ideia é que os alunos entendam que o ambiente é um sistema complexo e interativo, em que qualquer ente afetado, prejudica outros em cadeira, gerando desequilíbrios que vão interferir diretamente na qualidade de vida do ser humano.

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