Por Marcelo Tognini | 26 abril, 2023 - 14:54
“Temos quase 30 milhões de pessoas com problema de desequilíbrio de parafuso, pode uma hora acontecer uma desgraça”, disse Lula ao citar dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Em defesa da comunidade autista e das pessoas com deficiência, o vereador por Campo Grande Epaminondas Papy (SD) “rasgou o verbo” sobre a fala preconceituosa e totalmente descabida feita pelo Presidente da República.
“A comunidade AUTISTA e das pessoas com DEFICIÊNCIA, não têm um minuto de sossego. Agora recentemente atacadas por fala preconceituosa e capacitista do próprio presidente da República.
Que demonstrou falta de conhecimentos causa, insensibilidade e acima de tudo desprezo por milhares de pessoas com deficiência intelectual, chegou ao absurdo de comparar pessoas com deficiência intelectual como “pessoas com parafuso solto” é que essas pessoas eram as responsáveis pelo diversos massacres nas escolas.
Além de preconceituoso, grosseiro, capacitista, ainda culpou pessoas com deficiência e autismo como criminosos bárbaros que cometem crimes violentos e atentados em escola porque são deficientes e com parafuso solto.
Em nome de toda comunidade autista de Campo Grande e do Mato Grosso do Sul, não poderia deixar de me manifestar e criticar esse senhor que deveria dar o exemplo!
Meu desejo é que haja da parte da presidência da república uma ação clara e objetiva afim de construir políticas públicas eficientes para a inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência, e não falas despreparadas e desrespeitosas que estão na cabeça do presidente, porque no fundo é o que ele pensa a respeito do autistas e deficientes intelectuais!
Deveríamos estar falando do inúmeros problemas sociais e econômicos que temos, presidente Lula deveria estar combatendo a invasões de terra pelo seu time de terroristas do MST, estar preocupado com o desmatamento recorde da Amazônia, com os milhares de brasileiros desempregados e não dizendo besteiras sobre autistas e deficientes intelectuais, fala absurda e que mereceu minha crítica e repúdio!”
O pedido de desculpas:
Após grande repercussão negativa, o presidente Lula veio a público através de seu Twitter para se retratar:
“Gostaria de pedir desculpas sobre uma fala que fiz na semana passada. Conversei e ouvi muitas pessoas nos últimos dias e não tenho vergonha de assumir que sigo aprendendo e buscando evoluir. Quero me retratar com toda a comunidade de pessoas com deficiência intelectual, com pessoas com questões relacionadas à saúde mental e com todos que foram atingidos de alguma maneira por minha fala”, disse.
“Não devemos relacionar qualquer tipo de violência a pessoas com deficiência ou pessoas que tenham questões de saúde mental. Não vamos mais reproduzir esse estereótipo. Como presidente de um país com uma grande parcela da população de PCDs, estou disposto a aprender e fazer o possível para que todos se sintam incluídos e respeitados. É assim que avançamos enquanto pessoas, país e sociedade”, completou.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções