Por Viviane Freitas | 14 setembro, 2023 - 11:57
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), anunciou nesta quinta-feira (14) a construção de um Complexo Hospitalar Municipal que contará com 250 leitos de internação, 10 salas de cirurgia, centro de diagnóstico por imagem e suporte de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esse novo empreendimento será realizado por meio de uma Parceria-Público-Privada (PPP) e contará com um investimento estimado de R$ 200 milhões.
O principal objetivo da construção do Complexo Hospitalar Municipal é ampliar a oferta de serviços de saúde e atender parte da demanda reprimida por exames de diagnóstico e cirurgias. A nova unidade terá capacidade para atender cerca de 1,5 mil pessoas e todos os atendimentos serão regulados.
A prefeita Adriane Lopes explicou que a necessidade desse complexo surgiu após um ano e meio de estudos da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) em conjunto com o Ministério da Saúde. A pandemia de Covid-19 aumentou a demanda por procedimentos e exames, e a nova unidade possibilitará dobrar a capacidade de atendimento, proporcionando assistência mais rápida e de melhor qualidade à população.
Atualmente, três locais estão sendo avaliados para a construção do complexo, e a expectativa é que as obras comecem ainda este ano, com previsão de entrega em 12 meses. A prefeitura se inspirou em exemplos de outras cidades, como Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte, que implementaram estruturas semelhantes com sucesso por meio de Parcerias Público-Privadas.
O secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, informou que o complexo ocupará uma área total de 15 mil metros quadrados, com 10 mil metros quadrados de área construída, abrigando toda a estrutura de atendimento. Além disso, o complexo contará com um heliponto para receber pacientes que necessitam de atendimento imediato.
A nova unidade concentrará atendimento especializado e diagnóstico, oferecendo procedimentos de cirurgia geral, oftalmologia, ortopedia, pediatria, além de exames como ressonância, tomografia, ultrassom, colonoscopia e endoscopia, entre outros. A iniciativa visa absorver a demanda de pacientes das atuais unidades de urgência e emergência do município e agilizar o atendimento de exames e procedimentos de médio e pequeno porte para prevenir complicações maiores.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções