Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Advogado sul-mato-grossense é ventilado para assumir Ministério dos Povos Indígenas - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Brasil

Advogado sul-mato-grossense é ventilado para assumir Ministério dos Povos Indígenas

Eloy Terena é um dos nomes cotados para assumir a pasta que foi promessa de campanha de Lula

Por Redação | 8 novembro, 2022 - 16:43

O nome do advogado sul-mato-grossense Eloy Terena foi especulado para chefiar o Ministério dos Povos Originários no futuro governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR) é o nome mais forte a princípio. Primeira indígena eleita para a Câmara dos Deputados, Wapichana não conseguiu sua reeleição para a Casa.

Inicialmente cotada, o nome da deputada federal eleita Sonia Guajajara (PSOL-SP) perdeu força por causa da sua importância, ao lado de Célia Xakriabá (PSOL-MG), para encaminhar as demandas do movimento na Câmara.

QUEM É ELOY

Eloy é indígena Terena, que nasceu na aldeia Ipegue, localizada no distrito de Taunay/Ipegue, em Aquidauana. Formado em direito, ele começou a atuar no movimento indígena no que tange ao direito à terra indígena e atualmente é o consultor jurídico geral da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). Possui pós-doutorado pela École des Hautes Études em Sciences Sociales, França, e doutorado pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sua tese de doutorado, “Vukápanavo – O despertar do povo Terena para seus direitos: movimento indígena e confronto político” recebeu menção honrosa na edição 2020 do prestigioso Prêmio de Excelência Acadêmica da Associação Nacional Brasileira de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.

Mais Notícias
Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Capital

APAE de Campo Grande debate assédio moral e discriminação no trabalho durante SIPAT

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções