Por Redação | 2 outubro, 2023 - 16:13
Dourados está dando um salto significativo em tecnologia e comunicação graças à implementação da Rede Metropolitana de Fibra Óptica. A iniciativa faz parte do programa Desenvolve Dourados, e tem como objetivo interligar prédios públicos municipais, visando aprimorar a eficiência dos serviços oferecidos à população.
O projeto foi retomado no início de 2021, sob a gestão do prefeito Alan Guedes, e conta com um investimento de mais de R$ 4 milhões. Esse valor é resultado de um convênio com o Governo Federal, através do Ministério das Comunicações, e também conta com uma contrapartida do município. A rede está prevista para ser concluída em dezembro deste ano e, quando finalizada, integrará escolas municipais, Unidades Básicas de Saúde e prédios administrativos através de mais de 120 quilômetros de fibra óptica.
De acordo com Cleisson Marin, diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, a nova infraestrutura proporcionará uma série de melhorias. “A nova rede prevê conectividade com velocidade de 1 Gbps, o que significa 100 vezes mais rápido do que a conexão atual. Além disso, teremos integração total do sistema dos postos de saúde, escolas municipais e prédios administrativos em tempo real”, explica Marin.
Nesta primeira fase, 137 dos mais de 200 prédios públicos serão integrados à rede. Além de abranger a área urbana, o projeto também chegará à Vila Vargas. “Na segunda fase, vamos expandir para os demais distritos de Dourados e agregar serviços como telefonia digital e vídeo monitoramento”, complementa Cleisson Marin.
O projeto pretende, portanto, modernizar a gestão municipal, otimizando e ampliando os serviços oferecidos aos cidadãos, bem como melhorando a eficiência da administração pública.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções