Por João Paulo Ferreira | 17 setembro, 2024 - 10:09
Beto Pereira, candidato à Prefeitura de Campo Grande pela coligação PSDB/CIDADANIA, PL, MDB, SOLIDARIEDADE, PSD, PSB, REPUBLICANOS e PODEMOS, destacou que sua gestão terá um olhar atento para as 40 mil pessoas com deficiência que vivem na capital. Para o candidato, a cidade precisa ser planejada para funcionar para todos, sem exceção, oferecendo acessibilidade em espaços sociais, educacionais, culturais, de lazer e nos serviços públicos em geral.
“O desafio da pessoa com deficiência começa quando ela sai de casa”, afirma João Guanaes, deficiente visual. A falta de acessibilidade também foi destacada por Ana Lúcia Serpa, cadeirante, que disse que a atual gestão “nem atende a gente”. Além disso, Maria Cristina Machado, mãe de uma criança com necessidades especiais, relatou as dificuldades de acesso a medicamentos e saúde.
Em sua proposta, Beto Pereira enfatiza a necessidade de adequação dos espaços públicos, ruas e prédios da cidade, garantindo respeito e inclusão. “A Prefeitura ignora que Campo Grande precisa de adaptação e melhoria dos espaços públicos, nas redes municipais de educação e saúde, nas ruas e na arquitetura dos prédios públicos, no transporte e em tantas outras estruturas”, afirmou o candidato. Ele também anunciou a criação de um centro de convivência para pessoas com deficiência e o investimento em educação inclusiva.
As dificuldades enfrentadas por deficientes auditivos também foram mencionadas por Eliane da Silva, que destacou a falta de intérpretes nos atendimentos de saúde. Já Paula Guimarães, também deficiente auditiva, ressaltou a importância de intérpretes em reuniões escolares, questão que será uma prioridade, segundo Beto, com a modernização das salas de recursos e o treinamento de profissionais nas escolas municipais.
Para além da educação, o candidato propõe a criação de estruturas de mobilidade em ruas, parques e unidades de saúde, além de campanhas de educação para promover a convivência social. “Vamos buscar fontes de recurso para fazer essa mudança. Para mim, inclusão é sinônimo de cidadania”, concluiu Beto.
22 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções