Por Redação | 31 agosto, 2022 - 9:07
A diferença pela preferência dos votos entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Mato Grosso do Sul ampliou com o início do horário eleitoral. Na última pesquisa divulgada pelo Instituto Ranking Brasil em 13 de agosto, Bolsonaro marcava 34% das intenções dos eleitores contra 30,20% de Lula.
Agora, o presidente está com 7 pontos percentuais à frente, considerando a margem de erro máxima estimada de 1,8 pontos percentuais, para mais ou para menos. Com um intervalo de confiança de 95% e um tamanho de amostra de 3.000 entrevistas, os presidenciáveis estão com 35,20% e 28,10% das intenções de voto.
Estre as presidenciáveis de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet (MDB) aparece na terceira colocação no seu estado natal, com 1,50% das intenções de voto. Já Soraya Thronicke (União Brasil), aparece na quinta posição, com 0,60%. Entre elas ficou o candidato Ciro Gomes (PDT), que obteve 1,20% das respostas.
Vale lembrar que esses números são da pesquisa espontânea, quando o entrevistador não cita o nome dos candidatos para o entrevistado.
VEJA OS NÚMEROS COMPLETOS:
ESTIMULADA
Quando as opções de nomes dos pré-candidatos à presidência são apresentadas aos eleitores de Mato Grosso do Sul, Bolsonaro também sai na frente, com os mesmos 7 pontos percentuais de vantagem em relação ao rival Lula. Simone e Soraya ocupam as mesmas colocações.
Com o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, que vai até 30 de setembro para os candidatos que concorrem ao primeiro turno, acentue a diferença entre os candidatos, que cada dia ficam mais expostos.
Outro ponto costumar destacar a contraposição entre os eles são os debates. O último realizado neste domingo (28) pela emissora Band arrebatou a Globo com o primeiro lugar na audiência na noite. De acordo com levantamento de audiência, a Band às 22h22 (horário de Brasília) cravou uma média de 14,5% da audiência total, enquanto o programa Fantástico, da Globo, ficou em segundo lugar com 13,5%.
REJEIÇÃO
A consulta mediu também a rejeição dos pré-candidatos para presidente. Quando se trata de rejeição, o ex-presidente Lula sai na frente com 28,40% dos eleitores dizendo que não votariam no candidato. Jair Bolsonaro aparece na segunda colocação com 22,10%.
As atuais senadoras sul-mato-grossenses recebem uma rejeição baixa no seu estado. Simone Tebet teve 5,60% dos eleitores dizendo que não votam nela de jeito nenhum, enquanto Soraya Thronicke teve 3,90%.
Os números foram apurados em 30 municípios do Mato Grosso do Sul, entre os dias 24 e 29 de agosto de 2022. Esta é a oitava pesquisa sobre a eleição realizada pelo Instituto Ranking Brasil no estado.
Dados da pesquisa
A pesquisa é do tipo quantitativa, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado em entrevistas com abordagem pessoal em ponto de fluxo populacional e domiciliar. Significa que todos tiveram a mesma chance de serem sorteados para responderem ao questionário.
A amostra foi realizada de acordo com os dados populacionais disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao Censo 2010 e TSE/TRE-MS 31/07/2022.
A pesquisa foi executada e registrada com os números: MS-08328/2022 e BR-09736/2022. A margem de erro máxima estimada é de 1,8 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções