Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Câmara aprova projeto que prevê punições a invasores de terras - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Política

Câmara aprova projeto que prevê punições a invasores de terras

Texto proíbe concessão de benefícios do governo por oito anos; proposta ainda vai ao Senado

Por Viviane Freitas | 23 maio, 2024 - 8:13

Foto: Zeca Ribeiro

Ontem à noite, a Câmara dos Deputados aprovou o texto principal do Projeto de Lei 709/2023, que impede invasores ilegais de propriedades rurais de receber benefícios do governo, como o Minha Casa, Minha Vida, por oito anos. A proposta teve o apoio de 320 parlamentares, incluindo cinco de Mato Grosso do Sul.

O texto-base já havia sido aprovado na terça-feira (21), mas ainda restava a análise dos destaques ao texto. A matéria, que tem como alvo o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), era uma das prioridades da bancada ruralista.

Apenas dois deputados de Mato Grosso do Sul votaram contra o projeto: Vander Loubet (PT) e Dagoberto Nogueira (PSDB). Outros três parlamentares do estado, Beto Pereira, Geraldo Resende e Rodolfo Nogueira, foram a favor, assim como Luiz Ovando (PP) e Marcos Pollon (PL), autor do projeto.

O relator foi o deputado Pedro Lupion (PP-PR), presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) do Congresso, conhecida como “bancada do agro”. O texto proíbe invasores de terra de receberem subsídios por oito anos após deixarem a propriedade invadida, em resposta ao aumento de invasões durante o chamado “Abril Vermelho” do MS.

O projeto define invasão como ilícito permanente e estabelece uma série de restrições aos invasores, como a impossibilidade de receberem auxílios do governo, participarem de programas de reforma agrária, contratarem com o poder público, entre outras medidas. Tentativas de modificar o texto foram rejeitadas durante a votação.

Mais Notícias
Esportes

Torcida Pantanal Fogo MS organiza caravana para a final da Libertadores em Buenos Aires

25 novembro, 2024

Capital

Com presença do governador, evento reúne jovens no Poliesportivo Dom Bosco em celebração da Jornada Diocesana da Juventude 2024

25 novembro, 2024

Política

Governador inicia planejamento para 2025 em reunião com secretários

25 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções