Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Vereadores aprovam piso nacional para servidores da enfermagem de Campo Grande - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Política

Vereadores aprovam piso nacional para servidores da enfermagem de Campo Grande

Projeto foi aprovado em regime de urgência, com 27 votos favoráveis e um contrário

Por Viviane Freitas | 30 agosto, 2023 - 10:07

Foto: Gerson Oliveira

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram nesta terça-feira (29) o projeto que estabelece o pagamento do piso salarial nacional da Enfermagem para os profissionais da capital. A proposta foi aprovada em uma votação de urgência e segue agora para a sanção da prefeita Adriane Lopes (PP).

O projeto de lei trata do auxílio financeiro da União para complementar o piso salarial nacional dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras da área de Saúde Pública, repassado à Prefeitura Municipal de Campo Grande. A prefeitura já recebeu do governo federal um montante de R$ 11.809.486,00 através do Ministério da Saúde, que garantirá o pagamento do piso salarial nacional de R$ 4,7 mil. Esse valor representa 100% do piso para enfermeiros, 70% para técnicos de enfermagem e 50% para auxiliares de enfermagem e parteiras.

A proposta foi entregue pelo secretário municipal de Governo, João Rocha, ao presidente da Câmara Municipal, vereador Carlão (PTB), durante a manhã. A intenção é que os pagamentos já se iniciem a partir de setembro, até o quinto dia útil do mês.

No âmbito da capital, cerca de 4 mil profissionais da enfermagem que atuam na rede pública municipal de saúde, em entidades privadas sem fins lucrativos com certificação de entidade beneficente de assistência social na área da saúde e nas entidades privadas contratualizadas ou conveniadas, que atendam pelo menos 60% de seus pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), serão beneficiados.

O pagamento do piso salarial nacional será proporcional à carga horária semanal de 44 horas. Isso significa que para jornadas menores, o piso será ajustado proporcionalmente.

Os valores aprovados correspondem a quatro meses e serão pagos de forma retroativa, referentes aos meses de maio, junho, julho e agosto. Conforme informado pelo Ministério da Saúde, os fundos restantes para os próximos meses, incluindo o décimo terceiro salário, serão depositados até dezembro deste ano.

O projeto de lei foi aprovado com 27 votos favoráveis e apenas um contrário, o da vereadora Luiza Ribeiro (PT). Durante a votação, um artigo que autorizava o Poder Executivo a definir, por meio de Decreto, regras e critérios para o repasse da complementação financeira destinada ao pagamento do piso nacional, além da abertura de créditos suplementares, foi retirado.

Mais Notícias
Esportes

Operário confirma permanência de Leocir Dall’Astra e divulga Comissão Técnica para 2025

22 novembro, 2024

Educação

Deputado propõe proibição do uso de celulares nas escolas de MS

22 novembro, 2024

Saúde

Prefeitura intensifica ações de saúde para prevenção ao diabetes em Dourados nesta sexta

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções