Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Conheça as regras da Lei Seca no dia das eleições em Dourados - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Dourados

Conheça as regras da Lei Seca no dia das eleições em Dourados

Regras determinadas pelo TRE-MS valem entre 3h e 16h do próximo domingo

Por Redação | 1 outubro, 2022 - 9:06

Neste domingo (2), mais de 169 mil douradenses estão aptos a irem às urnas nas eleições gerais do Brasil. A votação acontece em 80 locais, na cidade e nos distritos, para escolha, na ordem, de oito deputados federais, 24 deputados estaduais, um senador, governador e presidente da República. O horário de votação é das 7h às 16h. Caso o eleitor esteja na fila após esse período, o processo seguirá até que todos os que estejam esperando tenham votado.

Em Dourados, a Lei Seca será seguida conforme determina o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), com proibição do consumo de bebidas alcoólicas no horário entre 3h e 16h do domingo, dia das eleições, em bares, restaurantes, conveniências, lanchonetes, trailers, hotéis, e demais estabelecimentos comerciais e similares, bem como em locais abertos ao público.

De acordo com nota do Tribunal, “a decisão visa garantir a ordem e tranquilidade no dia das eleições, assim como propiciar segurança dos eleitores e a normalidade da votação, visto que o consumo de bebida alcoólicas comumente acarreta transtornos e podem comprometer o bom andamento dos trabalhos eleitorais e o exercício do voto”.

De acordo com a diretora-geral da GMD (Guarda Municipal de Dourados), Liliane Graziele Cespedes de Souza Nascimento, a pessoa que promover qualquer desordem prejudicando os trabalhos eleitorais estará cometendo crime. “O eleitor que se apresentar publicamente embriagado também pratica contravenção penal e responderá por isso”, explica.

Durante o período eleitoral, todas as instituições de Segurança Pública, como a Policia Civil, Policia Federal, Policia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, assim como o Poder Judiciário e a Justiça Eleitoral estarão trabalhando na fiscalização e garantindo a tranquilidade e o bom andamento das Eleições. A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e a Guarda Municipal de Dourados também vão atuar durante esses dias.

Fake News

O TSE disponibiliza uma página para que o eleitor tire suas dúvidas em relação ao sistema de votação e mentiras, ou fake news, recebidas pelas redes sociais e aplicativos de mensagens. Basta clicar aqui e ter informações confiáveis sobre as eleições.

Para votar, o eleitor poderá fazer uso de uma “colinha” com os números dos candidatos escolhidos. A ordem de votação é deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. O uso do celular ou smartphone só é permitido para o uso do aplicativo E-titulo. Para votação, o aparelho deve ser deixado com o mesário até ser concluído o processo de votação. “O uso de qualquer equipamento que faça imagens dentro da cabine de votação é proibido para garantir a inviolabilidade do sigilo do voto. Isso não é novidade e está previsto na lei e nas resoluções do TSE faz muitos anos”, esclarece Israel Lins, analista judiciário da 18ª Zona Eleitoral de Dourados.

Mais Notícias
Meio Ambiente

13º Drive-Thru da Reciclagem segue até amanhã em Campo Grande

22 novembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções