Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação CPI da pandemia aprova requerimento para banir Bolsonaro das redes sociais - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Brasil

CPI da pandemia aprova requerimento para banir Bolsonaro das redes sociais

Pedido foi feito em decorrência das falsas associações entre vacinas contra a Covid-19 e AIDS.

Por Redação | 26 outubro, 2021 - 14:19

A CPI da Covid aprovou hoje um requerimento feito pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para que seja pedida a suspensão nas redes sociais do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), em decorrência das falsas associações entre vacinas contra a covid-19 e aids.

O requerimento aprovado prevê pedidos para “transferência de sigilos, a suspensão de acesso a redes sociais e a retratação do presidente da República” após as declarações feitas em live na última quinta-feira (21). O Facebook e o YouTube já removeram o conteúdo com alegações falsas do ar.

Com a aprovação, a comissão acionará a Advocacia do Senado para protocolar uma representação contra Bolsonaro no STF (Supremo Tribunal Federal) e na PGR (Procuradoria-Geral da República) pedindo a retratação e a suspensão das contas do presidente nas redes.

Em relação à quebra de sigilo, a CPI acionará o STF e a PGR para pedir às empresas Google, Facebook e Twitter o envio de dados sigilosos de Bolsonaro nas redes relativos a abril de 2020.

Um outro requerimento sobre o assunto, formulado pelo senador Alessandro Vieira, também foi aprovado e pede o envio das informações ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, “para que tome ciência da reiterada e flagrante conduta potencialmente criminosa do Sr. Presidente da República”. Moraes é o relator do chamado inquérito das fake news.

O requerimento cita em especial as declarações falsas na live da semana passada, alegando “grave prejuízo à garantia da ordem pública, contexto em que abundam provas de materialidade e indícios bastantes de autoria, determinando-se a retirada do conteúdo do ar e adotando-se as demais providências que entender pertinentes”.

Mais Notícias
Meio Ambiente

13º Drive-Thru da Reciclagem segue até amanhã em Campo Grande

22 novembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções