Por João Paulo Ferreira | 22 dezembro, 2022 - 13:22
Aparecida Gonçalves foi nomeada por Lula para comandar o Ministério das Mulheres. Ela integra a equipe de transição do presidente eleito. Moradora de Campo Grande, mas natural de Clementina, no interior de São Paulo, Cida, como é mais conhecida, já ocupou o cargo de secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres nos governos de Lula e Dilma Rousseff (PT).
Cida trabalha como consultora em políticas públicas para o enfrentamento da violência doméstica e dá workshops a prefeituras e governos estaduais para atuação na área.
Com atuação na militância dos diretos das mulheres, Cida coordenou o processo de articulação e fundação da Central dos Movimentos Populares no Brasil. Nos grupos de base, a militante sempre fez parte dos cargos de direção estadual em Mato Grosso do Sul.
Aparecida Gonçalves chegou a se candidatar pelo Partido dos Trabalhadores (PT) à deputada constituinte, em 1986, sendo a única mulher a disputar esse espaço. Nos anos de 1988 e 2000, também foi candidata pelo PT à vereadora no Mato Grosso do Sul.
Além de Cida Gonçalves, Lula também anunciou nesta quinta-feira (22) outros 15 ministros para o novo governo: Geraldo Alckmin – vice-presidente também será ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Wellington Dias – Ministério do Desenvolvimento Social; Nísia Trindade – Ministério da Saúde; Márcio Macêdo – Secretaria Geral da Presidência; Camilo Santana – Ministério da Educação; Alexandre Padilha – Secretaria das Relações Institucionais; Luiz Marinho – Ministério do Trabalho; Luciana Santos – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; Jorge Messias – AGU (Advocacia-Geral da União); Silvio Almeida – Ministério dos Direitos Humanos; Anielle Franco – Ministério da Igualdade Racial; Márcio França – Ministério dos Portos e Aeroportos; Margareth Menezes – Ministério da Cultura; Esther Dweck – Ministério de Gestão e Inovação; Vinicius Carvalho – CGU (Controladoria-Geral da União).
Lula anunciou a 1ª leva de ministros do novo governo com 5 nomes, em 9 de dezembro. As nomeações foram para os Ministérios da Fazenda, Justiça, Casa Civil, Relações Exteriores e Defesa.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções