Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Deputada do PT propõe criação de programa de combate ao racismo religioso em MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cultura

Deputada do PT propõe criação de programa de combate ao racismo religioso em MS

Gleice Jane busca medidas para proteger comunidades negras e indígenas contra intolerância religiosa

Por João Paulo Ferreira | 27 novembro, 2024 - 17:20

Foto: Luciana Nassar

Mato Grosso do Sul poderá instituir um programa voltado ao combate ao racismo religioso, visando proteger as comunidades negras e indígenas que praticam religiões de matriz africana e suas espiritualidades. A proposta está contida no Projeto de Lei 271/2024, apresentado na última segunda-feira (25) na Assembleia Legislativa pela deputada Gleice Jane (PT).

O projeto busca estabelecer um conjunto de ações para enfrentar a intolerância religiosa, combater a estigmatização das religiões de matriz africana e afro-brasileiras, bem como garantir a proteção de povos de terreiro e povos indígenas. A proposta também visa combater a violência direcionada aos praticantes dessas religiões, seus símbolos, vestimentas e locais de culto.

De acordo com a deputada, o racismo religioso é definido como qualquer ato discriminatório contra as comunidades negras ou indígenas devido à sua prática religiosa ou suas crenças espirituais. Gleice Jane afirma que o estado enfrenta uma situação crítica em relação à segurança das lideranças religiosas, especialmente as de matriz africana e indígena. Para ela, é urgente que o poder público atue de maneira mais eficaz no combate ao racismo religioso.

“O estado do Mato Grosso do Sul enfrenta uma situação preocupante no que tange à segurança das lideranças religiosas, especialmente aquelas de matriz africana e indígena, sendo urgente a atuação de forma mais incisiva e eficazes por parte do Poder Público no combate ao racismo religioso”, destacou a deputada na justificativa do projeto.

A parlamentar também mencionou um caso investigado pela polícia em Dourados, que envolve suspeita de intolerância religiosa. Trata-se de um incêndio criminoso na casa de candomblé “Ailé Asé Alaketú Apó Asumaré Obaluayé”. Gleice Jane ressaltou que eventos semelhantes já ocorreram anteriormente, como o incêndio que forçou o cancelamento da tradicional “Festa de Maria Mulambo”, uma celebração importante para a comunidade de candomblé.

O projeto, após leitura em plenário, na última terça-feira (26), será colocado em pauta para emendas e, posteriormente, passará pela análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável, o PL seguirá para outras comissões e, finalmente, para votação no Plenário da Assembleia Legislativa.

Mais Notícias
Política

Deputada do PT propõe criação de programa de combate ao racismo religioso em MS

27 novembro, 2024

Capital

VÍDEO: Suposto ladrão é açoitado após furto de caminhão no Santo Eugênio

27 novembro, 2024

Capital

Idosa é encontrada morta em casa no Moreninhas II

27 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções