Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Deputados de MS aprovam isenção de 14% para aposentados com comorbidades - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Fiscalização

Deputados de MS aprovam isenção de 14% para aposentados com comorbidades

Medida beneficiará 90% dos servidores estaduais com doenças crônicas no Mato Grosso do Sul e segue para sanção do governador

Por João Paulo Ferreira | 11 setembro, 2024 - 16:18

Medida entrará em vigor ainda em setembro e representará um importante alívio para cerca de 90% dos 3.007 servidores – Foto: Wagner Guimarães

Os deputados estaduais do Mato Grosso do Sul finalizaram, na última terça-feira (10), a tramitação do Projeto de Lei 178 de 2024, que isenta aposentados e pensionistas portadores de comorbidades da contribuição previdenciária de 14% sobre os rendimentos até o limite de três salários mínimos. A proposta, que foi aprovada em redação final, agora segue para sanção do Poder Executivo.

O presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), destacou a importância do projeto, agradecendo a mobilização dos servidores e reafirmando o compromisso com os trabalhadores estaduais. “Em nome dos deputados estaduais, quero parabenizar todos os aposentados e pensionistas pela caminhada importante. Reconhecemos que a mobilização dos servidores contribuiu para que chegássemos até esse momento. A responsabilidade com o trabalhador não vai falhar ao Mato Grosso do Sul”, afirmou.

A nova legislação entrará em vigor ainda em setembro e será um alívio significativo para os servidores afetados por doenças crônicas, que representam cerca de 90% dos 3.007 aposentados e pensionistas estaduais. A isenção deverá impactar positivamente a qualidade de vida desses trabalhadores, aliviando o peso da contribuição previdenciária.

Outras propostas discutidas na Assembleia

Além da isenção previdenciária, outros projetos de lei foram debatidos pelos deputados estaduais nesta terça-feira. Entre eles, o Projeto de Lei 124 de 2022, de autoria dos então deputados Evander Vendramini e Antonio Vaz (Republicanos), que propõe a vedação de conduta discriminatória contra consumidores com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e portadores de deficiências físicas, mentais, intelectuais ou sensoriais. A proposta visa garantir tratamento igualitário e respeito a esses cidadãos em estabelecimentos comerciais e serviços.

Outra proposta discutida foi o Projeto de Lei 99 de 2024, da deputada Mara Caseiro (PSDB), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado o Pesque Fest, evento tradicional do município de Paranhos, a ser celebrado anualmente no primeiro sábado após a Sexta-feira Santa.

Além disso, também foram aprovados os Projetos de Resolução 19 e 20 de 2024, que concedem a Comenda do Mérito Legislativo e o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense a personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação.

Mais Notícias
Capital

Com presença do governador, evento reúne jovens no Poliesportivo Dom Bosco em celebração da Jornada Diocesana da Juventude 2024

25 novembro, 2024

Política

Governador inicia planejamento para 2025 em reunião com secretários

25 novembro, 2024

Economia

Pesquisa do Procon revela gasolina a R$ 7,05 e etanol a R$ 4,96 em MS

25 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções