Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Deputados estaduais debatem arquivamento de votação pela volta do voto impresso na Assembléia - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Política

Deputados estaduais debatem arquivamento de votação pela volta do voto impresso na Assembléia

Amarildo Cruz (PT) comemorou a decisão da Câmara dos Deputados; Capitão Contar (PSL) lamentou a postura dos parlamentares.

Por João Paulo Ferreira | 11 agosto, 2021 - 16:52

O arquivamento da PEC do Voto Impresso (Proposta de Emenda à Constituição 135/19) pela Câmara dos Deputados motivou falas na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, durante sessão ordinária desta quarta-feira (11).

O assunto foi puxado pelo deputado Amarildo Cruz (PT), que comemorou a rejeição do plenário, por não ter atingido o mínimo de 308 votos favoráveis. Segundo a Agência Câmara foram 229 votos favoráveis, 218 contrários e 1 abstenção. “Essa pauta já foi discutida intensamente pela população e quero parabenizar os parlamentares que votaram pelo arquivamento. Já trabalhei em diversas eleições e vi como o voto eletrônico foi o aperfeiçoamento da democracia”, afirmou o deputado.

Amarildo Cruz relembrou que o voto eletrônico é um mecanismo perfeitamente auditável, fiscalizável, com controle da Justiça. “Antigamente se colhia a urna e se carregava para o local de apuração debaixo de braço. Cansei de assinar ocorrência de urna que se desviava. Tinha um defeito claro no exercício da democracia. Hoje somos referência no mundo e agora vamos também ser seletivos no uso da tecnologia? A decisão preserva aquilo que temos mais caro no país e tem que ser defendida por qualquer político sério. Se não é como discutir se a terra é plana”, considerou.

Já o deputado Capitão Contar (PSL) lamentou a postura da maioria dos deputados federais. “Como cidadão e eleitor, me senti envergonhado e desrespeitado, pois vimos a vontade política e ideológica sobrepujar a vontade popular. Tenho certeza que se o povo brasileiro pudesse registar seu voto nesta matéria, apoiaria em peso o voto impresso auditável”. Para a deputada Mara Caseiro (PSDB) vivemos num País democrático e cada um defende o que acredita. “Embora eu defenda o voto impresso auditável, respeito a decisão da Câmara”, finalizou.

Mais Notícias
Meio Ambiente

13º Drive-Thru da Reciclagem segue até amanhã em Campo Grande

22 novembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções