Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Eduardo Riedel representa governadores em fórum do G20 sobre governança climática - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Meio Ambiente

Eduardo Riedel representa governadores em fórum do G20 sobre governança climática

Governador de MS apresentará projetos ambientais em evento internacional no Rio de Janeiro

Por João Paulo Ferreira | 14 novembro, 2024 - 17:00

Foto: Saul Schramm

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participará, nesta sexta-feira (15), do fórum que reúne representantes das maiores economias do mundo, o G20, que em 2024 ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Riedel foi escolhido como representante dos governadores brasileiros no evento e abordará, no painel intitulado “Compromisso com a Ação: a Abordagem Brasileira para uma Governança Climática Multinível”, temas relacionados à governança e ao enfrentamento das mudanças climáticas.

Riedel foi indicado pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), pelo Fórum Nacional de Governadores e pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Em sua participação, o governador apresentará as iniciativas e os projetos do governo de Mato Grosso do Sul voltados ao desenvolvimento sustentável e inclusivo, ressaltando o papel dos estados no apoio técnico e financeiro aos municípios.

“Os estados brasileiros têm um papel crucial para apoiar os municípios, fornecendo apoio técnico e financeiro, e desenvolvendo políticas coordenadas entre os níveis de governo”, afirmou Riedel.

Entre as pautas que o governador levará ao fórum, estão o progresso na preservação do Pantanal com a aprovação da primeira Lei do Pantanal, a meta de tornar Mato Grosso do Sul o primeiro estado brasileiro carbono neutro até 2030 e o programa de pagamento por serviços ambientais, além da criação do Fundo Clima, que visa atrair recursos internacionais para a preservação ambiental. Também será abordado o “Roadmap Estado Carbono Neutro”, projeto lançado em 2024 para avaliar e desenvolver políticas climáticas municipais com foco em ações prioritárias, benchmarking e capacitação.

O mapeamento inicial de dois terços dos municípios do estado já foi concluído e os resultados serão apresentados no II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, previsto para o final de novembro. A meta do governo é mapear todos os municípios até março de 2025.

Segundo o governador, a iniciativa coloca as mudanças climáticas no centro da agenda governamental de Mato Grosso do Sul. “O programa responde às diretrizes de colocar as mudanças climáticas no centro da agenda governamental, integrar a agenda climática, institucionalizar uma governança colaborativa e garantir recursos adequados para implementação dessa agenda”, explicou.

A fala de Riedel abrirá o U20 (Urban 20), evento que marca o início das atividades do G20 no Brasil em 2024. O encontro principal do G20, a Cúpula de Líderes, ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, com pautas sobre inclusão social e transições energéticas.

Mais Notícias
Polícia

Morador de rua é espancado e sofre fraturas após pedir comida em bar de Campo Grande

14 novembro, 2024

Capital

Prefeita Adriane Lopes sanciona programa “Colo para Mãe” em Campo Grande

14 novembro, 2024

Esportes

Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025 terá novo formato e premiação inédita em dinheiro

14 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções