Por Marcelo Tognini | 23 janeiro, 2020 - 16:18
O uso das redes sociais em campanhas eleitorais em 2018 pegou muita gente de surpresa. O assunto relativamente novo assustou quem não havia se preparado, mas garantiu o sucesso daqueles que contavam com profissionais ligados às redes sociais em sua equipe.
Diante dos desafios, O Sul Mato Grossense listou 6 tópicos importantíssimos que todo candidato deve saber:
Cada plataforma que você utilizar terá uma linguagem, no entanto não é recomendável que seja feita uma campanha para cada plataforma, isso poderá confundir o eleitor. Um vídeo publicado no Facebook pode e deve aparecer na TV, Twitter e YouTube. Isso garantirá a integração dos perfis gerará mais audiência e interação com o publico.
Cada plataforma apresenta uma linguagem diferente, por isso é importante estar atento a forma como a sua mensagem será levada para cada uma delas. O mesmo vídeo com legendas, horários e formas diferentes de ser publicado pode garantir sucesso em todas as redes. O público se mostra heterogêneo, então esteja ligado nessas diferenças.
Algumas redes sociais e aplicativos como Facebook, Telegram e WhatsApp, permitem a criação de grupos. Esses grupos, se bem organizados e monitorados, podem fazer toda a diferença em sua campanha. A grande vantagem desses grupos é a interação rápida, além de poderem ser utilizados como distribuidores de seu conteúdo.
O principal objetivo de uma campanha é atingir o publico. Mas diferente da TV e rádio, a internet possibilita ao eleitor questionar de forma rápida o seu candidato. A tendência é que os eleitores procurem mais respostas e sua equipe precisa estar preparada para sana-las. Hoje não existe mais espaço para o candidato que só fala e não escuta, o engajamento com as eleitores se tornou peça chave.
Uma das propostas da campanha de Barack Obama na campanha de 2008 foi a criação de uma plataforma onde os usuários enviavam vídeos com sua opinião sobre o candidato, sem distinção entre opiniões positivas ou negativas. Em 2018, o atual presidente do nosso país, Jair Bolsonaro, apostou em uma campanha quase 100% feita nas redes sociais, utilizando grupos, páginas de apoiadores e grupos no WhatsApp.
Você conhece aquela sessão de alguns sites com perguntas e respostas? Já pensou em usar na sua campanha? Alguns candidatos criam esses canais para responder as dúvidas dos eleitores e a tendência desse ano é reforçar esse recurso.
Antes de qualquer ação em uma campanha na internet, é preciso identificar as necessidades específicas do candidato, realizar análises constantes da imagem do político e possuir uma equipe especializada em atrair potenciais eleitores pela internet.
4 dezembro, 2024
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