Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação ELEIÇÕES 2022: Veja quais são os prováveis nomes para a disputa ao governo de MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Política

ELEIÇÕES 2022: Veja quais são os prováveis nomes para a disputa ao governo de MS

Tem cara nova e antigos conhecidos do eleitor sul-mato-grossense na disputa pelo cargo mais importante do executivo estadual

Por Redação | 18 novembro, 2021 - 10:40

As eleições 2022 se aproximam e as especulações para possíveis candidatos agitam o cenário eleitoral sul-mato-grossense. São vários os nomes ventilados e, com isso, a população pode começar a ter uma ideia de quem poderá escolher para ser o próximo governador do Estado.

Os nomes mais cotados são conhecidos da maioria da população. Desde o atual prefeito da Capital, até dois ex-governadores que cogitam tentar novamente ter a cadeira mais importante do Parque dos Poderes. O Sul Mato Grossense listou quem está mais cotado até o momento, para que você, eleitor, possa tentar decidir o seu voto com mais tranquilidade.

Marquinhos Trad – PSD

Atual prefeito reeleito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) vem de uma das famílias mais tradicionais da política do Mato Grosso do Sul. Filho de Nelson Trad, que foi deputado estadual e federal, vice-prefeito de Campo Grande, secretário de Justiça e Procurador-Geral, ele também é irmão do ex-prefeito da Capital e atual senador de MS, Nelson Trad Filho (PSD), e também do atual deputado federal Fábio Trad (PSD). Além disso, Marquinhos é  primo do ex-Ministro da Saúde, ex-deputado federal e possível candidato a presidência da república Henrique Mandetta (DEM).

Eleito vereador de Campo Grande em 2004, foi secretário municipal de Assuntos Fundiários na gestão do então prefeito André Puccinelli. Exerce atualmente o segundo mandato como prefeito da Capital, sendo eleito pela primeira vez em 2016, sendo reeleito em primeiro turno em 2020. Foi filiado ao PMDB, migrando para o PSD em 2016.

Eduardo Riedel – PSDB

O partido do atual governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) deve apostar em uma sucessão com 0 presidente do Prosseguir e secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

Eduardo Corrêa Riedel é graduado em Ciências Biológicas pela UFRJ, mestre em Zootecnia pela UNESP e especialista nas áreas de Gestão Empresarial, pela FGV e Gestão Estratégica pelo Instituto Francês INSEAD.

Foi presidente da Famasul e do Conselho Deliberativo do Sebrae, vice-presidente e diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), além de secretário Estadual de Governo e Gestão Estratégica por seis anos (de 2015 a 2021), deixando a pasta para assumir o atual cargo de Secretário de Estado de Infraestrutura.

André Puccinelli – MDB

Puccinelli possui uma extensa carreira política, iniciada nos anos 80, como Secretário de Saúde do estado. Ele já foi deputado estadual, federal. Prefeito de Campo Grande entre 1997 e 2004 e governador do estado do Mato Grosso do Sul entre 2007 e 2014.

André é italiano, tendo nascido Viareggio, uma comuna italiana da região da Toscana, província de Lucca, e mudou-se para o Brasil em 1953. Morou com a família inicialmente em Porto Alegre (RS) e posteriormente em Curitiba (PR). Em 1966, ingressou no curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná, diplomando-se em 1971. No ano seguinte fez residência médica no Hospital de Clínicas da capital paranaense. Em 1973 transferiu-se para Fátima do Sul (MS), então no antigo estado do Mato Grosso, tornando-se médico do Hospital Nossa Senhora de Fátima, nessa cidade.

Atualmente disputa pelo MDB. O político já foi alvo de investigações sobre enriquecimento ilícito e pagamento de propina.

Rose Modesto – PSDB

Rose Modesto nasceu em Fátima do Sul e já exerceu diversos cargos políticos no Estado. É a caçula de cinco filhos de um casal de agricultores. Seu irmão, Rinaldo Modesto (PSDB), é deputado estadual. Rose foi criada em Culturama, no interior do Estado, até 1984, quando sua família mudou-se para Campo Grande. Em 1999, iniciou o curso de graduação de história na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Após concluir a graduação, passou a dar aulas em escolas da rede pública de Campo Grande.

Começou a fazer trabalhos sociais na Escola Municipal Padre Tomaz Girardelli, onde reuniu seus alunos e criou o projeto “Aprendendo com Música”, e, posteriormente, o projeto “Tocando em Frente”, que atualmente disponibilizam aulas de artes, esportes e reforço escolar.

No PSDB, Rose Modesto ocupou o cargo de Coordenadora de Relações Multipartidárias do Secretariado Nacional da Mulher- PSDB-Mulher.

Porém, caso Rose saia candidata ao cargo de governadora, não será pelo seu partido atual. Com Riedel liderando as pretensões do partido para suceder Reinaldo, a deputada pode trocar de partido e existem duas vias possíveis: O Podemos e pelo novo partido União Brasil.

Zeca do PT – PT

José Orcírio Miranda dos Santos, mais conhecido como Zeca do PT, é ex-deputado federal, ex-deputado estadual e ex-governador do estado de Mato Grosso do Sul por dois mandatos, entre 1999 e 2006. Foi, também, presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região, na época em que trabalhava no Banco do Brasil. É um dos fundadores do PT no estado.

Atualmente, é o candidato mais cotado a ocupar o cargo mais importante do executivo estadual pela esquerda sul-mato-grossense, embora não tenha tido votação expressiva nas últimas candidaturas.

 

 

 

Mais Notícias
Meio Ambiente

13º Drive-Thru da Reciclagem segue até amanhã em Campo Grande

22 novembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções