Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Fronteira com a Bolívia completa 20 dias fechada por manifestantes - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Interior

Fronteira com a Bolívia completa 20 dias fechada por manifestantes

Protestos continuam mesmo após a renúncia de Evo Morales

Por João Paulo Ferreira | 11 novembro, 2019 - 9:50

A fronteira entre Brasil e Bolívia, em Corumbá, a 415 quilômetros de Campo Grande, completa 20 dias fechada nesta segunda-feira (11). Mesmo com a renúncia do presidente boliviano Evo Morales, que era o pedido dos manifestantes, a passagem de veículos entre os dois países continua impedida.

Um caminhão atravessado em frente à aduana, entulhos e outros veículos impedem a passagem pelo posto fiscal. Somente é permitida a travessia a pé.

Por causa da manifestação de bolivianos, o comércio de Corumbá registra prejuízos. Segundo a Associação Comercial e Industrial do município, a perda é de R$ 300 mil diariamente. Além disso, 40 transportadoras internacionais estão sendo afetadas.

Grupos de manifestantes na Bolívia estão se posicionando também contra o segundo colocado nas eleições presidenciais do país, Carlos Mesa. Esses manifestantes chegam a propor uma nova eleição em que seja proibida a participação dos dois candidatos mais votados. Os protestos por essa proposta se concentraram em La Paz e em Cochabamba.

Os protestos começaram na madrugada do dia 23, alguns dias depois das eleições presidenciais bolivianas. O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Bolívia anunciou em 26 de outubro a reeleição de Evo Morales com apuração de 100% das urnas.

A eleição ocorreu em 20 de outubro. O processo teve uma polêmica, já que havia dois métodos de apuração: um deles, o preliminar, era mais rápido, enquanto o outro, voto a voto, transcorria mais lentamente.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende 1,1 tonelada de maconha em Ivinhema

23 abril, 2024

Capital

Prefeitura de Campo Grande inicia instalação de energia elétrica na comunidade Mandela

23 abril, 2024

Capital

Funcionária pública de Campo Grande morre após complicações de acidente de trânsito no Paraná

23 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções