Por João Paulo Ferreira | 7 novembro, 2024 - 14:32
O Governo de Mato Grosso do Sul reafirmou seu apoio ao municipalismo durante o 2º Congresso dos Municípios do Estado, iniciado em Campo Grande, com a presença de prefeitos, vereadores e autoridades estaduais e federais. Com foco em promover uma gestão pública alinhada às necessidades locais, o evento organizado pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e correalizado pelo Sebrae-MS oferece uma série de palestras e orientações até esta quarta-feira (6), abordando temas como inovação, economia, desenvolvimento regional e liderança.
O governador Eduardo Riedel enfatizou a importância da parceria entre Estado e municípios, celebrando a eleição de 13 prefeitas, o maior número da história de Mato Grosso do Sul. “Isso é um sinal importante para o Mato Grosso do Sul e para o Brasil: o maior número de prefeitas eleitas em toda a história do Estado”, disse. Riedel destacou a importância de uma transição de mandato tranquila e desejou sucesso aos novos gestores: “Que todos façam a transição com serenidade e sabedoria, olhando pra frente. E a parceria é o verdadeiro espírito do municipalismo com os cidadãos e cidadãs sul-mato-grossenses.”
Durante a cerimônia, Riedel foi homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito Municipalista, concedida pela Assomasul como reconhecimento por seu apoio ao desenvolvimento dos municípios. O presidente da Assomasul, Valdir Couto de Souza Junior, elogiou o governador pela transferência de recursos que beneficiaram as contas públicas municipais no ano anterior. “O senhor, governador, fez também uma transferência ‘Fundo a Fundo’, totalizando entre as emendas parlamentares e o ‘Fundo’ mais de R$ 140 milhões, naquele momento ali, positivar as contas públicas”, ressaltou.
No evento, secretários estaduais expuseram as prioridades de suas pastas, detalhando projetos que irão atender as demandas locais. O governador anunciou a continuidade do programa MS Ativo, que propõe investimentos em saúde, educação, assistência social e infraestrutura em todos os municípios do Estado. “Este programa foi dois passos além para ajudar a transformar a vida das pessoas”, explicou Riedel, acrescentando que cada cidade tem demandas específicas e que novas reuniões com gestores municipais irão definir prioridades.
O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, destacou os quatro eixos que orientam a gestão estadual — um Estado digital, verde, próspero e inclusivo — e ressaltou a importância de uma gestão pública orientada a resultados e focada em metas. “Nosso conceito é fazer bem feito, para fazer dar certo. A minha pasta cabe a coordenação das ações do Governo, com a função principal de colocar em prática o nosso plano de governo”, afirmou Perez.
O Congresso dos Municípios, com o tema “Inovação e Planejamento no Fortalecimento do Municipalismo e na Transição de Mandato”, proporciona uma oportunidade de capacitação e diálogo entre os novos prefeitos e a equipe de governo, fortalecendo a estrutura administrativa municipal e incentivando práticas inovadoras e sustentáveis nas gestões.
16 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções