Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Justiça barra aumento ilegal de salário do prefeito e vereadores em Taquarussu - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Interior

Justiça barra aumento ilegal de salário do prefeito e vereadores em Taquarussu

Liminar interrompe aumento considerado inconstitucional no salário do prefeito, vice e secretários municipais

Por João Paulo Ferreira | 22 março, 2024 - 9:13

Em decisão recente, a juíza Izabella Assis Trad da Vara Única de Batayporã determinou a suspensão do reajuste de 7,9% nos salários do prefeito de Taquarussu, Clóvis José do Nascimento (PSDB), do vice-prefeito e dos secretários municipais. Este aumento, aplicado desde fevereiro do ano passado, foi julgado como inconstitucional, ilegal e imoral.

A ação popular que contestou o reajuste foi iniciada por Douglas Barcelo do Prado em abril do ano passado, desafiando a Lei Municipal 594/2023. Esta lei havia elevado os vencimentos dos cargos políticos municipais, contrariando normas constitucionais e princípios de moralidade administrativa. A magistrada destacou a jurisprudência que proíbe a fixação ou alteração dos subsídios dentro da mesma legislatura, em conformidade com o princípio da anterioridade e da moralidade administrativa.

O Ministério Público Estadual, apesar de não ter iniciado a ação, posicionou-se favoravelmente à concessão da liminar. A decisão da juíza, que levou quase um ano para ser proferida, ressalta a necessidade de preservar a moralidade pública e evitar onerações indevidas aos cofres municipais.

Essa suspensão se soma a outras já realizadas em diferentes municípios brasileiros, como Campo Grande, Três Lagoas, Amambai e Selvíria, reforçando a atenção do judiciário para com a legalidade e moralidade na fixação dos salários de agentes políticos.

Mais Notícias
Saúde

Prazo para primeira dose da vacina contra dengue se encerra nesta terça em Dourados

29 abril, 2024

Polícia

Jovem de 23 anos morre em acidente entre duas motocicletas no Centro da Capital

29 abril, 2024

Saúde

Novo Centro de Saúde em Campo Grande amplia atendimentos para mulheres e crianças

29 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções