Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Leo Santana tenta registrar "Faz o L" e pode impedir Lula de usar o gesto - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Brasil

Leo Santana tenta registrar “Faz o L” e pode impedir Lula de usar o gesto

Cantor busca direitos sobre o bordão, o que pode afetar o uso do símbolo nas campanhas do presidente

Por João Paulo Ferreira | 9 setembro, 2024 - 13:12

O cantor Leo Santana solicitou o registro da marca “Faz o L” junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em abril de 2023. O gesto, que forma a letra “L” com a mão, ficou conhecido nos shows do artista e nas suas músicas, como em “Desce Fazendo o L”, lançada em 2020. Porém, o mesmo gesto é amplamente usado por apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva, especialmente nas campanhas políticas do presidente.

Atualmente, o pedido de registro de Leo Santana está “aguardando exame de mérito”, o que significa que ainda será analisado pelo INPI. Caso o registro seja aprovado, Leo Santana terá o direito de controlar o uso comercial do “Faz o L”, o que pode criar um impasse sobre o uso do gesto por Lula. Em um cenário extremo, Leo poderia cobrar por cada vez que o bordão fosse usado comercialmente, ou até mesmo tentar impedir o uso em determinadas situações.

Diferenças de uso

O “Faz o L” tem significados diferentes para Leo Santana e Lula. Para o cantor, o bordão é parte de sua marca comercial, usado em músicas e eventos. Já para Lula, o gesto é uma forma de identificação política, usada desde a década de 1980 por seus apoiadores, e se tornou símbolo de sua campanha vitoriosa em 2022. Por essa diferença, especialistas acreditam que é improvável que o registro impeça o presidente de usar o gesto em eventos políticos, já que o uso político não se enquadra como marca registrada.

Assessoria esclarece que não há intenção de proibir

Apesar da possibilidade de controle comercial, a assessoria de Leo Santana afirmou que o objetivo do registro é apenas proteger os bordões e marcas do cantor, prática comum na carreira artística. Não haveria, segundo eles, a intenção de proibir Lula ou seus apoiadores de usarem o “Faz o L” em suas campanhas.

Além disso, o gesto já foi adotado por outros artistas, como o influencer Guxta e a Banda Lapada, que lançou a música “Faz o L” em 2009, antes de Leo Santana. Isso torna o cenário mais complicado, pois a frase já circulava em diferentes contextos antes de se popularizar com o cantor.

Mais Notícias
Meio Ambiente

13º Drive-Thru da Reciclagem segue até amanhã em Campo Grande

22 novembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções