Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Mandetta deixa Ministério da Saúde: “São 60 dias nessa batalha. Isso cansa” - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Política

Mandetta deixa Ministério da Saúde: “São 60 dias nessa batalha. Isso cansa”

O ministro da Saúde se disse cansado dos recuos do presidente, que vem defendendo o fim do isolamento social

Por João Paulo Ferreira | 16 abril, 2020 - 15:26

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou sua saída do governo do presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista à revista Veja nesta quarta-feira 15, o chefe da pasta disse que fica no cargo até acharem outro nome e que se compromete em ajudar o novo ministro.

“São 60 dias nessa batalha. Isso cansa! Sessenta dias tendo de medir palavras. Você conversa hoje, a pessoa entende, diz que concorda, depois muda de ideia e fala tudo diferente. Você vai, conversa, parece que está tudo acertado e, em seguida, o camarada muda o discurso de novo. Já chega, né? Já ajudamos bastante”, afirmou Mandetta.

Na coletiva desta quarta-feira, que o ministro vinha fazendo todos os dias desde o início da pandemia do coronavírus no Brasil, o clima era de despedida. Com seus dois principais auxiliares — o secretário-executivo João Gabbardo e o secretário de Vigilância e Saúde, Wanderson de Oliveira – Mandetta falou em tom de confraternização, que incluiu piadas e discursos de despedidas.

Apesar de ter dito não saber se, com a sua saída do governo federal, a política de combate à pandemia do novo coronavírus no Brasil mudará, Mandetta afirmou que o vírus e a população “se impõem”, e que a covid-19 “não negociou com (o presidente dos Estados Unidos, Donald) Trump, não vai negociar com nenhum governo”.

Mandetta e Bolsonaro estão em crise após divergirem sobre medidas de combate ao coronavírus. Enquanto o ministro defende um isolamento total para evitar o aumento do contágio, seguindo os protocolos internacionais, o presidente acredita que apenas o grupo de risco deveria ficar em casa, enquanto o resto da população continue trabalhando para evitar uma crise econômica.

Na semana passada Bolsonaro chegou a cogitar demitir Mandetta, mas foi convencido pela ala militar do seu governo em manter o ministro. Neste domingo, o chefe da pasta da Saúde concedeu uma entrevista à TV Globo na qual ele criticou a postura de Bolsonaro e pediu união no discurso.

Essa atitude incomodou a ala militar que até então estava em sua defesa e impulsionou sua demissão.

Mais Notícias
Cotidiano

Pesquisa do IBGE aponta que 27 mil crianças ainda passam fome em MS

25 abril, 2024

Polícia

Polícia Rodoviária Federal apreende 34 kg de cocaína em Fátima do Sul

25 abril, 2024

Brasil

VÍDEO: Mãe sequestra filho e foge após tomá-lo da avó paterna no trajeto para a escola

25 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções