Por Viviane Freitas | 2 agosto, 2021 - 10:36
Manifestantes a favor do presidente Jair Bolsonaro foram às ruas de Campo Grande no último domingo (1º), pedindo a adoção do voto imprenso nas próximas eleições, marcadas para outubro de 2022. A manifestação, realizada simultaneamente em outras cidades brasileiras, foi convocado pelo próprio presidente nas redes sociais.
O objetivo é demonstrar pressão popular favorável à Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que tramita na Câmara, para que cédulas de papel voltem a ser usadas nas eleições de 2022.
Na Capital, a concentração aconteceu na Praça do Rádio, no Centro. Por volta das 10h30, os manifestantes em motos, carros e trios elétricos saíram pela Avenida Afonso Pena, com destino à sede do Comando Militar do Oeste (CMO).
Coronel David afirmou que o Brasil inteiro estará nas ruas pela democracia e liberdade. “Por eleições limpas e transparentes com o voto impresso auditável, dia 01/08 eu vou”, escreveu no Instagram.
Já o Contar publicou que a manifestação é em apoio a PEC do Voto Impresso Auditável. “Em defesa da transparência nas eleições, pela contagem pública dos votos, em defesa da democracia, em defesa do futuro dos brasileiros”.
Passados 25 anos da estreia das urnas eletrônicas nas eleições brasileiras, o uso dessas máquinas está novamente em pauta. A discussão foi puxada pelo presidente Jair Bolsonaro, que acusa o modelo de não ser confiável e alega que houve fraudes na votação de 2018, a mesma em que ele se elegeu.
Bolsonaro quer que, a partir da eleição presidencial de 2022, os números que cada eleitor digita na urna eletrônica sejam impressos e que os papéis sejam depositados de forma automática numa urna de acrílico. A ideia dele é que, em caso de acusação de fraude no sistema eletrônico, os votos em papel possam ser apurados manualmente.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções