Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Mesmo com Nelsinho e Tereza anunciando voto contra, Flávio Dino é aprovado pelo Senado para o STF - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Justiça

Mesmo com Nelsinho e Tereza anunciando voto contra, Flávio Dino é aprovado pelo Senado para o STF

Soraya Thronicke fez mistério e não anunciou em quem votou

Por João Paulo Ferreira | 14 dezembro, 2023 - 13:37

O plenário do Senado aprovou, na noite de quarta-feira (13), a indicação de Flávio Dino para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O atual Ministro da Justiça e Segurança Pública do governo federal foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a vaga deixada pela aposentadoria da ex-ministra Rosa Weber. Com 47 votos favoráveis, 31 contrários e duas abstenções, Dino passa agora pela última etapa antes de assumir o cargo.

Os representantes do Mato Grosso do Sul, Nelsinho Trad (PSD) e Tereza Cristina (PP), manifestaram seus votos contrários à indicação de Flávio Dino. Já Soraya Thronicke (Podemos) optou por não divulgar publicamente sua posição. A votação ocorreu após uma sabatina de quase 11 horas na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), onde Dino recebeu o voto favorável de 17 dos 27 membros do colegiado.

A sabatina, que começou por volta das 9h40, aconteceu em sessão conjunta com Paulo Gonet, subprocurador da República indicado para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Gonet obteve 23 votos favoráveis, quatro contrários e nenhuma abstenção. O formato da sabatina gerou críticas, mas foi mantido, permitindo perguntas individualizadas dos senadores. Durante a apresentação, Flávio Dino destacou princípios que pretende seguir no STF, como a defesa da separação de poderes e a garantia dos direitos fundamentais.

Flávio Dino, 55 anos, é formado em Direito, com mestrado em Pernambuco. Com uma carreira de 12 anos como juiz federal, ele presidiu a Ajufe e a secretaria-geral do CNJ. Após deixar a magistratura, foi deputado federal, presidente da Embratur e governador do Maranhão, sendo reeleito em 2018. Eleito senador em 2022, assumiu como Ministro da Justiça e Segurança Pública, sendo indicado por Lula para o STF, ocupando a vaga de Rosa Weber.

Mais Notícias
Dourados

Dourados recebe cinco novos ônibus modelo Euro 6 para o transporte público

27 abril, 2024

Polícia

PRF apreende 114 kg de cocaína e 10 kg de skunk em operação em Campo Grande

27 abril, 2024

Polícia

Jovem de 23 anos é assassinado por atirador em Fox prata no Tiradentes

27 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções