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Ministra de Lula gastou mais de R$ 1 milhão em gráficas que não operam nos endereços cadastrados

Daniela Carneiro afirma que material de campanha foi entregue e que a divergência do endereço das gráficas não é sua responsabilidade

Por João Paulo Ferreira | 17 janeiro, 2023 - 9:55

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil), gastou durante a sua campanha a deputada federal, nas eleições de 2022, R$ 1,092 milhão em duas gráficas, com sede no Rio de Janeiro. Entretanto, pelo menos uma das empresas não executa os serviços no endereço declarado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As informações foram publicadas pelo site Metrópoles. Segundo a prestação de contas, a deputada gastou R$ 561,5 mil, o que representa cerca de 18% do total empenhado, com a Rubra Editora e Gráfica LTDA, localizada na praia de Botafogo, no edifício Mourisco. O endereço é de um escritório de coworking e utilizado para correspondência da empresa, mas não abriga a sede da gráfica.

Ao todo, foram 224 depósitos para a Rubra Editora, com valores entre R$ 140 e R$ 14 mil. A ministra informou que “o material de campanha encomendado foi retirado nos parques gráficos indicados pelas empresas” e que a divergência cadastral das gráficas junto à Receita Federal não é de sua responsabilidade.

A empresa foi aberta em 12 de setembro de 2013. No Instagram, com 896 seguidores e última publicação feito há 196 semanas, assim como em seu próprio site, a Rubra Editora é apresentada como uma “editora carioca focada em literatura nacional” e independente. Definição muito parecida também é usada no Facebook, onde a marca é definida como “editora de livros focada em literatura nacional, dos sócios Dênis Rubra e Mauro Siqueira”.

Entretanto, uma análise em sites de busca por CNPJ mostra a entrada, em 8 de dezembro de 2021, de Filipe de Souza Pegado como sócio-administrador da empresa. Filipe Pegado é ex-servidor do município de Belford Roxo, onde Wagner dos Santos Carneio, marido de Daniela, é prefeito. Ele foi assessor do setor de contratos e convênios da Secretaria Municipal de Educação em 2021.

A segunda empresa, também atualmente sob responsabilidade de Filipe Pegado, é a Printing Midia LTDA, que recebeu R$530,7 mil durante a campanha da ministra do Turismo, o que representa pouco mais de 17% do total gasto pela deputada federal. Fundada em 22 de setembro de 2020, a empresa tem endereço de correspondência na rua Rio das Flores, no bairro no Parque Tiete, em São João de Meriti, Baixada Fluminense.

Entretanto, no endereço funciona um frigorífico de carnes. O local em ferramentas de mapeamento de endereços e imagens de 2018, quando a empresa já estava no local, mostram o frigorífico “Riofrio mais alimentos importação”, sem qualquer placa ou menção à editora. Ao todo, a Printing Midia LTDA recebeu 58 depósitos de Daniela Carneiro, com valores entre R$ 300 e R$ 28 mil, em itens identificados como adesivos. De acordo com site de busca por CNPJ, Filipe Pegado deu entrada como sócio-administrador em 9 de agosto de 2022.

Em nota da assessoria do Ministério do Turismo, a ministra Daniela Carneiro informou que a escolha das empresas aconteceu “através de uma pesquisa que aferiu o melhor preço, prazo e eficiência”. Segundo o comunicado, ambas editoras possem “tradição em campanhas eleitorais e prestaram serviço para diversos candidatos” e os serviços contratados foram executados. “O material de campanha encomendado foi retirado nos parques gráficos indicados pelas empresas: Printing Midia situada na Zona da Leopoldina e Rubra Gráfica que terceiriza parte de sua produção na empresa Lastro, em São Cristóvão. As unidades estão em pleno funcionamento”, diz a nota. A ministra também diz que a divergência cadastral dos endereços das gráficas “não é de sua responsabilidade”. “É importante destacar que as contas da campanha de Daniela Carneiro foram aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral”, finaliza o comunicado.

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