Por Redação | 28 fevereiro, 2023 - 9:33
O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL) defendeu, nessa segunda-feira, 27, no evento SA Summit 2023, na Flórida, Estados Unidos, os presos pelos ataques a prédios dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, em Brasília, alegando que são tratados como terroristas. No discurso, Bolsonaro afirmou que são “chefes de família, senhoras, mães, avós” e que nada foi apreendido com os presos.
“No Brasil, tudo passou a ser fake news, atentado contra o Estado Democrático de Direito. Vão completar dois meses com 900 pessoas presas, tratadas como terroristas”, afirmou. “Não foi mostrado, quando foram presas, um canivete sequer com elas. E estão presas. Chefes de família, senhoras, mães, avós”.
Em seguida, Jair Bolsonaro comparou os atos do dia 8 de janeiro com a invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. Na ocasião, apoiadores de Donald Trump depredaram o local por também não aceitarem a derrota nas urnas. De acordo com Bolsonaro, os trumpistas responderam o processo em liberdade. No entanto, cerca de 950 pessoas foram presas nos Estados Unidos.
No Brasil, não. Não tem formal de culpa, não tem testemunha. As pessoas, a grande maioria, sequer estavam na Praça dos Três Poderes naquele fatídico domingo, que nós não concordamos com o que aconteceu lá, afirmou.
Em sua agenda internacional, Bolsonaro encontrará Donald Trump nos próximos dias. Os dois ex-presidentes são esperados em um evento da Conferência da Ação Conservadora, que ocorre entre os dias 1º e 4 de março, em Washington.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções