Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Projeto de Lei em MS prevê sanções a invasores de propriedades e veda acesso a auxílios e programas sociais - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Justiça

Projeto de Lei em MS prevê sanções a invasores de propriedades e veda acesso a auxílios e programas sociais

Medida também proíbe contratos com o Estado e nomeações em cargos públicos para ocupantes de imóveis rurais e urbanos

Por João Paulo Ferreira | 13 agosto, 2024 - 10:02

Foto: Luciana Nassar

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 175/2024, de autoria do deputado Coronel David (PL), que estabelece sanções administrativas e restrições aos ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas no estado. A proposta, que segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), busca impor uma série de restrições como forma de inibir invasões de terras e imóveis.

Entre as medidas previstas, o projeto proíbe que os invasores de propriedades possam receber qualquer tipo de auxílio ou benefício oferecido pelo governo estadual, além de vedar a participação desses indivíduos em programas sociais mantidos pelo Estado. Outra importante restrição prevista na proposta é a proibição da nomeação de ocupantes e invasores para cargos públicos, tanto de provimento efetivo quanto em comissão, além de impedi-los de assumir cargos de agente político em qualquer instância da Administração Pública Direta ou Indireta do Mato Grosso do Sul. A medida também barra a possibilidade de contratos diretos ou indiretos desses indivíduos com o poder público estadual.

O deputado Coronel David justificou a necessidade do projeto, afirmando que, apesar de reconhecer a importância da reforma agrária, é preciso proteger o agronegócio, que ele considera o pilar principal da economia sul-mato-grossense. “Faz-se necessário a aplicação de sanções que restaurem minimamente a ordem social e preservem os legítimos interesses frente a quaisquer tipos de ameaças depredatórias ou de esbulho em propriedades no Estado”, afirmou o parlamentar.

O projeto segue em tramitação e, caso seja aprovado, representará uma mudança significativa na política de ocupação de propriedades no estado.

Mais Notícias
Educação

Deputado propõe proibição do uso de celulares nas escolas de MS

22 novembro, 2024

Saúde

Prefeitura intensifica ações de saúde para prevenção ao diabetes em Dourados nesta sexta

22 novembro, 2024

Capital

Semana de Inovação, Tecnologia e Agronegócio começa dia 26 em Campo Grande

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções