Por João Paulo Ferreira | 10 maio, 2023 - 14:46
Na manhã da desta quarta-feira (10) a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei nº 59/2023 de autoria do deputado estadual Rafael Tavares (PRTB) que proíbe a participação de atletas transexuais em competições do sexo feminino no Estado do Mato Grosso do Sul.
O projeto estabelece o sexo biológico como único critério de definição do gênero dos esportistas em competições esportivas no Estado.
O projeto foi aprovado com votos favoráveis de 19 deputados e apenas dois contrários, Pedro Kemp (PT) e Gleice Jane (PT). Zeca do PT e Pedrossian Neto (PSD) estão em Brasília e não votaram.
Gleice Jane alegou que no projeto há uma clara usurpação da competência da União, a quem compete legislar sobre o tema e classificou o projeto como inconstitucional e preconceituoso. Pedro Kemp, que também votou contra, concordou com o argumento de invasão de competência.
Ao O Sul-mato-grossense, o autor do projeto de lei deu sua opinião. “Esse projeto visa defender as mulheres que se dedicam tanto para competir em alto nível no Mato Grosso do Sul, e não podem ser prejudicadas com uma disputa desigual contra homens biológicos. A pessoa adulta tem o total direito de escolher como ela quer viver a vida dela, porém a gente não pode colocar essa disputa desigual contra as mulheres esportistas. Nós não temos nada contra a opção sexual de ninguém, inclusive, já dei até a sugestão para os trans se organizarem e criarem uma competição específica para eles, mas, nesse caso precisamos defender as mulheres”, disse Tavares.
A proposta segue para análise das comissões de mérito.
22 novembro, 2024
22 novembro, 2024
22 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções