25/02/2020



Reinaldo Azambuja é contra medida de Bolsonaro para reduzir o valor da gasolina

Governador do MS e mais 21 de outros estados enviaram documento reclamando da proposta do presidente

Por João Paulo Ferreira - 07/fevereiro/2020 - 17:15 | 22 comentários
Economia


Um documento assinado por 22 governadores, entre eles o de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), mostrou descontentamento dos chefes de Executivo com a proposta do presidente Jair Bolsonaro em mudar a forma como é feita a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) dos combustíveis.

A proposta, que será enviada para o Congresso, visa acelerar para o consumidor final a chegada dos cortes feitos pela Petrobras nas refinarias. O presidente anunciou a questão no último domingo (2) em sua conta no Twitter, o que causou grande desconforto nos governadores, que então preparam uma carta como ‘reação’.

“Os governadores cobram, em média, 30% de ICMS sobre o valor médio cobrado nas bombas dos postos e atualizam apenas de 15 em 15 dias, prejudicando o consumidor”, escreveu Jair Bolsonaro, sem dar muitos detalhes de como será essa mudança.

Por coincidência, Mato Grosso do Sul sofreu um recente aumento na alíquota que incide sobre a gasolina, justamente, para os 30% referidos por Bolsonaro. O reajuste polêmico aconteceu após Reinaldo enviar projeto para a Assembleia Legislativa, propondo também alterações no uso do Fundersul e renegociação de dívidas referente ao ICMS.

O projeto de Reinaldo colocou o Estado entre os três com maior índice cobrado sobre a gasolina no Brasil, segundo dados revelados pelo Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e Lubrificantes).

Em contrapartida, o governador disse que é favorável a extinção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) se o governo federal criar um imposto único, cuja a arrecadação seja dividida entre União, Estados e Municípios.



Comentários

  1. Gabriel Delfino disse:

    Uma safadeza isso sim, porque trabalhamos que nem condenados e não temos uma dignidade de poder abastecer com um bom custo benefício, lamentável o governo que temos.

    Só não aceita quem é um dos beneficiarios que ficam no bolso deles os 30% do combustível.!!!!

  2. Joao Gauto disse:

    Eu acho que não resolve zerar o ICMS do combustível porque eles arruma outros meios pior pra ferrar o consumidor ou seja não vamos ficar livre de pagar a conta essa é a verdade falei mesmo os pobres sempre paga a conta

  3. 8 disse:

    Sou favoravel ao imposto unico

  4. Moacir luiz disse:

    Esse é nosso governador um merda o estado ta largado como votaram numa porquera dessas tomara q fica a lição pras procimas eleições.

  5. david augusto mendes disse:

    o nosso presidente foi corajoso,a proposta dele foi otima,é muito imposto,ninguem aguenta mais.

  6. Carlos disse:

    São todos vagabundos

  7. Leandro disse:

    Reinaldo Azambuja foi o governo q mais aumentou impostos no mato grosso do sul, somo um dos estados q pagamos impostos mais caro do Brasil, ta na hora do povo ir para as ruas chutar a bundas desses monte de vagabundos aí.

  8. Celso disse:

    O Estado esta abandonado é sempre assim o primeiro mandato mostra serviço depois só suga o povo pra que reeleição? O estado precisa de geração de empregos ninguém trabalha pra isso sempre prometendo melhorar a saude e educação conversa fiada esta cada vez pior simplesmente eles dão sequencia a corrupção que é continua somos governados pela pior raça q existe os politicos o poder judiciario que poderia ajustar os corruptos tambem faz parte do sistema então coitadinho do povo brasileiro que pagam o pato por causa que ninguém tem coragem de enfrentar o sistema pois logo são queimados ou torrados pelo esquema mafioso dos políticos. Vejo no Bolsonaro um presidente disposto a mudar alguma coisa pra melhor em relação ao povo mas é barrado pelo congresso ou seja pelo sistema q massacra o povo brasileiro e enriquece cada vez a podridão politica.

  9. Marcelo rosante dos anjos disse:

    Pois é tem que tocar essa corja de governadores sem vergonha por se eles abastecer com o dinheiro deles eu queria ver se eles iriam ser contra mais como eles não pagam impostos de nada só roubam o nosso dinheiro tão sofrido .

  10. Marilia Noely Alves da Costa disse:

    Isso é inadmissível meu caro governador , que decepção

  11. Jair marques neto disse:

    Isso é uma vergonha este ano é ano político aí eles vem pedir voto pra população acorda povo olhan em quem vai vota hoje o voto não trás benefício nenhu pra população é incrivio há política do Brasil.

  12. Giorgio Maschietto disse:

    O problema é que não temos candidatos decente para votar, sempre votei no menos pior, e eles estão no bolo do esquemão, não tivemos nenhum candidato com coragem de contrariar as velhas raposas e defender o real interesse da populaçao, que é a possibilidade de uma vida mais confortável e segura sem depender de assistencialismo, ter retorno no esforço do seu trabalho poder ser etico, honesto e atingir suas ambições sem malandragens.
    Se aparecer um candidato corajoso suficiente to com ele, porque o que temos até agora, me parece que esta no esquemão.

  13. Edmar Gonçalves Quirino disse:

    Este governadores estão muito proculpapados com as medidas tomadas pelo presente da República.

  14. Naka Bezerra disse:

    GALERA
    Só eleger ele de novo.
    Tem q todo mundo sfd mesmo
    Ganha 100.00 pra votar depois toma no c..

  15. José Edivaldo disse:

    Um absurdo esses impostos, se a proposta do Bolsonaro vi a da certo será uma mão na roda para o Brasil inteiro, pq se for aprovado a decisão do Bolsonaro teremos mais dignidade para poder andar com nossos veículos, e assim o Bolsonaro irá provar que pode mudar o Brasil para melhor…espero muito que a decisão dele seja atendida… parabéns Bolsonaro, e sobre os 22 governantes do país, desejo que eles vão pro inferno esses ladrões….eles não pensam na sociedade, eles só pensam no dinheiro e no bem deles, esses ladrões….

  16. Luiz Queiroz disse:

    Hj ICMS virou mamadeira de político corrupto e ladrão esse governador gosta de um dinheiro público vai sair do cargo e ser preso. Isso já está confirmado e roubo ao bolso do contribuinte como o governo federal pode se manter sem o imposto e o governo estadual não pode isso é PR mostrar como o governador e seus deputados cúmplices são bandidos

  17. Lucimeire Souza disse:

    Bando de safado só pensam em benefício próprio..Por isso nosso estado tá desse jeito…
    É preciso uma atitude drástica já pra acabar com esse tipo de governo aqui no M,S..

  18. Cleyton disse:

    Esses aí não escondão a cara em dizer que roubam o povo!!

  19. Ednilson disse:

    De certo ele tem vários postos de gasolina pra fazer algumas pequenas coisas…..aí já sabem né…..

  20. Claiton disse:

    Ai pessoal não quis colocar o cara no poder agora aguente o homem.ou anda a pé.

  21. Claiton disse:

    Este ano e um ano politico ,logo o pessoal esta nas porta de casa para pedir nossos foto ,venha com a cara de pau que faz isso faz aquilo depois some todos .não tem jeito com este cândido. Tem que ver o que eles fez se nao coloca um que nunca foi la porque asim ate ele aprender roupar demora mas ,porque estes candidos ja sabe certinho como roupar .

  22. Alexandre disse:

    Infelismente esse é o brasil que vivemos uma vergonha


Deixe um Comentário




Veja também