Por João Paulo Ferreira | 3 agosto, 2024 - 9:30
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, assumiu na última quinta-feira (1) a presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), em evento realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. O Codesul é composto pelos estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Durante a reunião, foram firmadas novas parcerias, como um termo de cooperação entre as Defesas Civis, a criação de um sistema integrado de monitoramento do clima e a participação em um projeto de planejamento estratégico até 2040.
Na ocasião, foi anunciado que Mato Grosso do Sul terá uma Agência de Fomento de Investimentos, permitindo o ingresso do estado ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Com isso, empresas locais poderão acessar recursos e financiamentos da instituição financeira. “Será um novo instrumento de desenvolvimento para o Estado do Mato Grosso do Sul. O objetivo é fomentar a economia regional, junto com um banco que tem uma expertise muito grande em gerir e liberar de forma adequada novos créditos. Vamos assim fomentar novos negócios, com critérios estabelecidos pelo BRDE, seguindo a realidade do Estado. Uma nova opção ao empresariado do Estado desenvolver seus negócios a partir da agência”, afirmou Riedel.
O evento contou com a presença dos governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Ratinho Júnior (Paraná) e Jorginho Mello (Santa Catarina). O novo presidente do Codesul destacou a importância da integração entre os quatro estados para trazer benefícios diretos à população. “Teremos compromisso absoluto à frente do conselho para discutir importantes temas regionais. O Codesul é um ambiente que temos muito que aprender e contribuir ao Brasil. Vamos atuar em conjunto, promovendo esta integração, que é um caminho essencial para entregarmos cada vez mais”, declarou Riedel.
Riedel garantiu que manterá o legado e está preparado para os novos desafios. “Vamos ter um ano de mandato à frente do conselho e o principal objetivo é ser guardião dos valores que trouxeram o Codesul até aqui. Recebo um legado que são os projetos que estão em andamento e vamos olhar para esta região para ver como nós podemos contribuir mais e nos ajudar. Temos um alinhamento muito próximo com estes estados”, definiu o governador.
O antecessor no cargo, Eduardo Leite, manifestou confiança na nova liderança. “Passo o cargo e confio na sua condução dos projetos que estão em andamento. Mato Grosso do Sul tem identidade e sinergia com nossos estados, em uma relação cada vez maior de integração. Juntos seremos mais fortes, proporcionando mais qualidade de vida à nossa população”, disse Leite.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, reforçou a importância da parceria. “Mato Grosso do Sul é de fato e de direito sócio e dono do Codesul. Sua participação enriquece o Sul do Brasil. Somos muito parecidos. Riedel tem grande capacidade e liderança para liderar o conselho”, afirmou Mello.
Ratinho Júnior, governador do Paraná, destacou os desafios futuros e a importância dos novos projetos. “Vamos buscar ações integradas em relação às mudanças climáticas, encontrando maneiras dos estados colaborarem uns com os outros. Já com Mato Grosso do Sul temos grandes projetos juntos, como a Ferroeste e a nova ponte que vai ligar os dois estados”, lembrou Ratinho Júnior.
Durante a reunião do Codesul, foram firmadas novas parcerias, incluindo a criação do Sistema Integrado sobre Mudanças Climáticas. O objetivo é aprimorar ações e enfrentar eventos climáticos extremos. Este projeto será desenvolvido em parceria com o Banco Mundial e visa reunir todos os protocolos em uma plataforma única para preservar vidas e biomas dos quatro estados.
O intercâmbio de informações já começou em setembro do ano passado, com foco no desenvolvimento de protocolos integrados e na criação de um “Sistema de Alerta Precoce”. Outro passo foi a assinatura de um termo de cooperação entre as Defesas Civis dos quatro estados para troca de experiências e intercâmbios em atividades técnicas, operacionais, recursos humanos e financeiros. Esta parceria incluirá compartilhamento de dados, pesquisas tecnológicas, exercícios simulados e capacitações.
Pensando no futuro, o Projeto Visão Regional 2040 segue em andamento, traçando um planejamento estratégico para as próximas décadas. Desenvolvido em sete etapas, em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e o BRDE, o projeto disporá de uma plataforma com dados e indicadores que serão atualizados e acompanhados pelos quatro governadores. Ao final, será elaborada uma proposta concreta para implementar esta visão regional.
Criado em 1961, o Codesul nasceu de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, com o objetivo de potencializar ações conjuntas para promover o desenvolvimento econômico e social dos estados do Sul. Mato Grosso do Sul passou a integrar o conselho em 1992, reforçando a integração regional e o fortalecimento econômico.
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções